Usos/significados de geometria mobilizados por estudantes na formação inicial

Autores

  • Anna Regina Lanner de Moura Universidade CEUMA
  • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5817

Palavras-chave:

terapia desconstrucionista, problematização de usos de conceitos geométricos, diálogo ficcional, formação Inicial de professores

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em problematizar os usos/significados de conceitos geométricos mobilizados pela prática escolar de decifrar enigmas, “O Chapéu de Palhaço”, no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado, com o intuito de ampliar a compreensão da formação inicial do professor de matemática para outros modos de ver a matemática. A análise do corpus da pesquisa, referenciada na terapia filosófica de Wittgenstein e no conceito de desconstrução de Derrida, consiste no diálogo ficcional entre estudantes e a docente da disciplina. O diálogo problematiza os usos/significados únicos atribuídos aos conceitos geométricos, na prática em foco, supostamente decorrentes de uma visão essencialista e universal da matemática, instituída na escola, e aponta para uma abordagem dos usos também em práticas culturais não escolares.

Biografia do Autor

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade CEUMA

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática desta mesma Universidade. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 1, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ? MPECIM com a disciplina Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II e Prática de Ensino de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos focando principalmente a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade com algumas inserções na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática. 

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos