Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5822

Palavras-chave:

pedagogia, formação de professores, história da educação matemática

Resumo

Este texto analisa em perspectiva histórica o saber profissional do professor que ensina matemática. Traz resultados parciais obtidos pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa de doutorado integrante de projeto temático amplo de pesquisa cujo objetivo é caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares no período de 1890 a 1990. O texto mobiliza categorias vindas de estudos sócio-históricos da educação como saberes para ensinar e saberes a ensinar desenvolvidos por autores da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Tal aporte teórico-metodológico coloca o saber no centro dos estudos sobre formação de professores. Em específico, toma como material empírico para a análise o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes, escrito em 1873, para a formação de professores nas escolas normais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Como resultados do estudo, tem-se a caracterização dos primeiros elementos sistematizados e organizados como uma matemática para ensinar elaborada para constituir-se numa ferramenta de trabalho do futuro professor da escola primária.

Biografia do Autor

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de Jataí

Licenciada em Matemática (UFG), Mestre em Educação Matemática (UFMS), Doutoranda no Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da  Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Unifesp/ Campus Guarulhos. Atua como docente na UFJ, curso de Licenciatura em Pedagogia, área de Educação Matemática

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos

Graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Atua como docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2018-11-11