Análise das interações verbais professor-aluno: implicações para a construção de um discurso reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5828

Palavras-chave:

interações verbais, tipos de perguntas, ensino de química, discurso reflexivo

Resumo

O presente artigo busca analisar a forma como o professor interage com os alunos e as implicações destas interações para a construção de um discurso reflexivo, por meio da análise das interações descritas por Flanders e o tipos de perguntas definidos por Carvalho (2012). Os dados apresentados e analisados são provenientes das interações verbais entre o professor e seus alunos ocorridas em uma aula de Química do Ensino Médio, registradas por um estudante na disciplina de Estágio Supervisionado.  A elaboração do sistema de análise permitiu identificar a influência das participações do professor e dos alunos durante a aula na construção do discurso reflexivo. Assim, constatamos que o fato do professor não fornecer o tempo necessário para os alunos intervirem durante a aula, caracteriza o seu discurso como sendo um discurso de autoridade constituído na maioria das vezes por perguntas retóricas, inibindo a participação dos alunos e a troca de significações em um processo de negociação. Em sentido contrário, defendemos que quanto mais o professor adotar perguntas de maior exigência cognitiva possibilitando tempo para as respostas e com as intervenções pedagógicas do professor por meio de outras perguntas ou explicações promove-se o contato interativo para a construção de um discurso mais reflexivo

Biografia do Autor

Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor associado do Departamento de Biologia Geral da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos