Educação Ambiental crítica e arte participativa: a construção de reflexão e ação em uma escola da Baixada Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5921Palavras-chave:
ciência e arte, educação ambiental crítica, ensino médio, educação ambiental e arteResumo
Este artigo integra parte de uma pesquisa maior intitulada “Educação Ambiental e Arte Participativa: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade”. Aqui, apresenta uma reflexão sobre as contribuições que a Educação Ambiental Crítica associada à arte participativa pode trazer para a formação específica de estudantes, no que se refere à temática ambiental. O contorno desta investigação se deu por meio de uma prática que uniu elementos cognitivos e afetivos, a partir da análise de questões locais, promovendo a participação coletiva e cooperativa dos envolvidos, a partir da experiência estética e da capacidade questionadora. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com os princípios de uma pesquisa participante, aplicada em duas turmas de ensino médio de uma escola estadual da Baixada Fluminense, num intervalo de três meses. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados – observação e desenhos produzidos pelos alunos – que possibilitaram analisar as representações e a imaginação dos educandos sobre o ambiente que os cerca. Avaliando as atividades e produções ao longo deste trabalho, levamos os alunos para uma observação crítica de seu ambiente, sob uma perspectiva social e histórica, promovendo um aprendizado com significativo potencial de transformação, deslocando conteúdos, que normalmente são abordados de forma generalista e descontextualizada, para a realidade dos educandos.Referências
ACSELRAD, H. Meio Ambiente e Justiça: estratégias argumentativas e ação coletiva. Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 23-40, 2004.
AMORIM, V. M.; CASTANHO, M. E. Da dimensão estética da aula ou do lugar da beleza na educação. Reflexão e Ação, v. 15, n. 1, p. 158-173, 2008.
AMORIM, A. C. R.; GONÇALVES, M. L. C. M. R. Naturezas artificiais e a diferença paradoxal entre ciências e culturas. Interacções, v. 10, n. 31, 2015.
ANDRÉ, C. Arte, biopolítica e resistência. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 426-442, 2011.
BARCHI, R. Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais. Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação. Revista Interacções, nº11, p.174-192, 2009.
BERGER, J. Modos de ver. Tradução de Lúcia Olinto. – Rio de Janeiro. Rocco, 1999.
BOMFIM, A. M.; PICCOLO, F. D. Educação ambiental crítica: a questão ambiental entre os conceitos de cultura e trabalho. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. 27, 2011.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 2ª ed. rev. Campinas, SP: UNICAMP, 2004.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente (2004): 13-24.
CHAUÍ, M. de S. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.
DUARTE, J. R. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Educação, Tese (doutorado). 234p.
FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p.34-41.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUATTARI, F. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético; tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012 (2ª edição). 192 p.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
JANKE, N.; TOZONI-REIS, M. F. D. C. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma Educação Ambiental participativa e emancipatória. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 147-157, 2008.
LAYRARGUES, P. P. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, p. 87-155, 2000.
LE BOTERF, G. Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. 252 p. p. 51-81.
LITVAK, L. Arte anarquista espanhola de fins do século XIX. Tradução Antônio Arnoni Prado. Coleção Remate de Males. Número 5, p. 69-85, 1985.
MARIN, A.; OLIVEIRA, L.C. A experiência estética em Dufrenne e Quintás e a percepção de natureza: para uma educação ambiental com bases fenomenológicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS: v.15, p.196-210, jul./dez. 2005.
MARIN, A. A. A educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética. Revista Inter Ação, v. 31, n. 2, p. 277-290, 2007.
MOREIRA, A. A. A. Espaço do desenho - A educação do educador. Vol. 4. Edições Loyola, 1984.
MORIN, A. Saber, ciência e ação/André Morin, Gilles Gadoua, Gérard Potvin; tradução Michel Thiollent. São Paulo: Cortez, 2007.
NUNES, L. S. R. Educação Ambiental e arte participativa: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade. 2017. IFRJ: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências – Dissertação (mestrado). 117f.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
RÊGO, I. D. Ensino de artes e fotografia: um click na educação. 2006. Dissertação (mestrado). Universidade de Sorocaba, 2006.
SANTOS, M. 1992: a redescoberta da Natureza. Estudos Avançados, v. 6, n. 14, p. 95-106, 1992.
SIMÕES, M. R. A cidade estilhaçada: Reestruturação econômica e Emancipações Municipais na Baixada Fluminense. Tese (doutorado). Universidade Federal Fluminense, 2006.
TOZONI-REIS, M. F. de C.; TOZONI-REIS, J. R. Conhecer, transformar e educar: fundamentos psicossociais para a pesquisa-ação-participativa em educação ambiental. Reunião anual da ANPEd, v. 27, 2004.