Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6175Palavras-chave:
ensino da QV, circulação de ideias, publicações SBQ, formação de professores de QuímicaResumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa relativa a circulação de ideias sobre Química Verde (QV) contidas em produções científicas nacionais autodenominadas em QV, especificamente aquelas publicadas nas revistas e encontros anuais da SBQ, entre 2002 e 2014. Aqui reportamos um estudo que identificou e analisou trabalhos que continham resultados de pesquisa, relatos de experiências e textos de disseminação relacionados ao ensino da QV. A classificação foi quanto ao foco principal de cada trabalho, se voltado a conteúdos disciplinares ou ao currículo (formação do químico e/ou do professor), buscando-se por características do problema que originou cada trabalho e sua associação à QV. Percebeu-se uma predominância de propostas que vinculam a QV à Química Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável, sua associação com atividades experimentais e que a circulação destas produções vem influenciando proposições voltadas ao ensino da QV para todo o campo da Química.Referências
ANASTAS, P. T.; WARNER, J. C. Green Chemistry – Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 1998.
ANASTAS, P. T. et al. Happy silver anniversary: Green Chemistry at 25. Green Chem. J., v.18, p. 12–13, 2016.
BARBOSA, L. C. A.; et al. A. O Princípio da Precaução no Ensino de Ciências como possibilidade para a promoção de discussões Sociocientíficas. IENCI, v.21, p. 137-152, 2016.
BROWNER, C. M. Pollution Prevetions Takes Center Stage. EPA Journal, v.19, n.3, p. 6-8, 1993.
CHAUI, M. S. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2010.
CMMA. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nosso Futuro Comum. 2ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. 430 p.
CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
CORRÊA, A. G. et al. Green chemistry in Brazil. Pure Appl. Chem., v.85, n.8, p. 1643-1653, 2013.
COSTA, D. A.; et al. Uma revisão da bibliografia sobre o ensino da Química Verde. Boletim da SPQ, n.109, p. 47-51, 2008.
COSTA, D. A. Métricas de Avaliação da Química Verde – Aplicação no Ensino Secundário. Doutorado em Ensino e Divulgação das Ciências. U. Porto, Porto, 2011.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.21, p. 145-175, 2004.
EPICOCO, M. et al. Knowledge dynamics and sources of eco-innovation: Mapping the Green Chemistry community. Technological Forecasting & Social Change, v.81, p. 388-402, 2014.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GEORGESCU-ROEGEN, N. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: Editora Senac, 2012.
GRAEDEL, T. E.; ALLENBY, B. R. Industrial Ecology. New York: Prentice Hall, 1995.
GOES, L. F. et al. Aspectos do Conhecimento pedagógico do Conteúdo de Química Verde em professores Universitários de Química. Educación Química, v.24, n.1, p. 113-123, 2013.
GONÇALVES, F. P. A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de Química. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. UFSC - Florianópolis. 2009.
HAACK, J. A.; HUTCHISON, J. E. Green Chemistry Education: 25 Years of Progress and 25 Years Ahead. ACS Sustainable Chem. Eng. v.4, n.11, p. 5889-5896, 2016.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Emissions Scenarios: a special report of IPCC Working Group III (SRES). Cambridge: Cambridge: University Press, 2000.
LEAL, A. L. A articulação do conhecimento químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores. Mestrado em Educação. UFSC - Florianópolis, 2002.
MACHADO, A. A. S. C. Da Gênese ao Ensino da Química Verde. Quím. Nova, v. 34, n. 3, p. 535-543, 2011.
MARION, P. et al. Perpective_Sustainable chemistry: how to produce better and more from less. Green Chem. J., september 2017.
MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. Environmental sustainability: implications and limitations to green chemistry. Foundations of Chemistry, v.16, n.2, p. 125-147, 2014.
MARQUES, Carlos; MACHADO, Adélio. Una visión sobre propuestas de enseñanza de la Química Verde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, 2018.
MOZETO, A. A.; JARDIM, W. F. A Química Ambiental no Brasil. Quím. Nova, v.25, supl., p. 7-11, 2002.
NASCIMENTO, E. P do. Sustentabilidade: o campo de disputa de nosso futuro civilizacional. In: LÉNA, P.; NASCIMENTO, E. P. (Orgs.). Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
REES, W. E. Ecological footprints and appropriated carrying capacity: what urban economics leaves out. Environment and Urbanisation. v.4, n.2, p. 121–130, 1992.
RITTER, S. K. Green Chemistry. Chemical and Engineering News, v.79, n.29, p. 24- 34, 2001.
ROLOFF, F. B. Questões Ambientais em Cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. UFSC - Florianópolis. 2011.
ROLOFF, F. B. A Circulação de Conhecimentos em Química Verde em Teses e Dissertações: Implicações ao seu Ensino e à Formação de Professores de Química. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. UFSC - Florianópolis. 2016.
SANDRI, M. C. M.; SANTIN FILHO, O. Implicações da Inserção da Química Verde na Formação Inicial de Professores de Química. ReBEQ, v.11, n.1, p. 111 - 124, 2016.
SCOTT, J. L.; LEE, J. Appropriate lifetimes, fitting deaths. Green Chem. J., v.18, p. 6157-6159, 2016.
SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Teses e Dissertações em Ensino de Biologia: Uma Análise Histórico- Epistemológica. IENCI, v.1, n.2, p. 275-296, 2010.
SOUSA-AGUIAR, E. F. et al. Química Verde: a Evolução de um Conceito. Quím. Nova, v.37, n.7, p. 1257-1261, 2014.
WCED (World Commission on Environmental and Development). Our common future. Oxford: Oxford University Press, 1987.
ZUIN, V. G. A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas. RBPG, v. 10, n. 21, p. 557-573, 2013.
ZUIN, V. G.; MARQUES, C. A. Sustainable Development, Green Chemistry and Environmental Education in Brazil. In: EILKS, S. MARKIC, E.S.; B. RALLE, SHARKER, B. R. (Orgs.). Science education research and education for sustainable development (EDS): Aachen, 2014, v.1, p. 147-156.
ZUIN, V. G. et al. Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. ReBEQ, v.10, p. 79-90, 2015.