Space and times school: continuing teachers education

Authors

  • Maricilda Nazaré Raposo de Barros Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1711

Keywords:

teacher education, spaces and times school, educational activities at school

Abstract

We present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at school

References

ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP.

HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77)

LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_].

MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002.

SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês).

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico).

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Published

2009-06-30

Issue

Section

Artigos Científicos