A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2137Keywords:
ensino de química, história e filosofia da ciência, teoria atômicaAbstract
Este artigo apresenta uma síntese da história do desenvolvimento das Teorias Atômicas no período anterior e posterior a construção do laboratório de Cavendish em 1874, localizado na Universidade de Cambridge na Inglaterra. Tem por objetivo mostrar que a construção dessas teorias contou com a colaboração de diferentes gerações de pesquisadores, o que caracteriza a ciência como uma construção humana paulatina e não linear. A história da ciência se constituiu como uma importante alternativa para o ensino da ciência. Neste recorte privilegiaram-se os pesquisadores que tiveram seus estudos ligados de alguma forma a este laboratório. Conclui-se argumentando sobre o quanto o conhecimento deste recorte pode contribuir para o entendimento de como a ciência é constituída, contribuindo, portanto, para a compreensão da ciência como produto de uma atividade humana e coletiva.References
BELTRAN, Maria Helena Roxo, SAITO, Fumikazu, TRINDADE, Laís dos Santos Pinto. História da ciência – tópicos atuais. Editora livraria da física. 1ª Edição. 2011.
BOHR, Niels. Sobre a constituição de átomos e moléculas. In: Textos Fundamentais da Física Moderna: II Volume. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1963.
Briccia, V.: Carvalho, Ana Maria Pessoa de. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Revista Eletrónica Enseñanza de las Ciencias. 2011, V. 10, n. 1, p. 1-22.
CARUSO, F. OGURI, V. Física moderna: origens clássicas e fundamentos quânticos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2006.
CONN, G. K. T. TURNER, H. D. The evolution of the nuclear atom. Londres: Iliffe Books. 1965.
FITZPARTRICK, T. C. WHETHAM, W. C. D. The building of the laboratory. In: A History of Cavendish Laboratory (1871 – 1910). Londres: LONGMANS, GREEN.1910.
KAZUMI, Munakata. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Educação e Pesquisa. V. 30, n. 3, p. 513- 529, 2004.
KÖHNLEIN, Janete F. Klein. PEDUZZI, Luiz O. Q. Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V. 22, n. 1, p. 26-70, 2005.
LOBATO, César de Barros. Misturas e combinações químicas: estudos e explicações atômicas de John Dalton (1766 – 1844). Dissertação de Mestrado. PUC-SP. São Paulo. 2007.
LOPES, Cesar Valmor Machado. Modelos atômicos no inicio do século XX: da física clássica a introdução a física quântica. Tese de Doutorado. PUC-SP. São Paulo. 2009.
LOPES, Alice R. Casimiro. Livros Didáticos: Obstáculos aos aprendizados da ciência química. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos Avançados em Educação-FGV. 1990.
LOGUERCIO, Rochelle. DEL PINO, José Cláudio. Contribuições da história e filosofia das ciências para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química. ACTASCIENTIAE. V. 8, n. 1, p. 67 – 77, jan/jul. 2006, Canoas.
MARQUES, Deividi Marcio. Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial. Tese de Doutorado. Bauru, 2010.
MATTHEWS, M. R. Historia, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. V. 12, n. 3, p. 164-214. 1995.13.
MORTIMER, Eduardo Fleury. O ensino de estrutura atômica e de ligação química na escola de 2º grau: Comédia, tragédia ou comédia? Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação-UFMG. 1988.
NIAZ, Mansoor. From cathode rays to alpha particles to quantum of action: a rational reconstruction of structure of the atom and its implications for chemistry textbooks. Science Education. V. 82 (5), p. 527 – 552. 2008.
PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. O uso da História da Ciência no ensino: considerações e críticas. In: PIETROCOLA, Maurício. Ensino de Física: conteúdo, metodologia, e epistemologia numa concepção integradora. Editora da UFSC, cap.7, p.151-170, 2001.
QUINTANILLA, Mario. CUÉLLAR, Luigi. CAMACHO, Johana. La história del átomo en los libros de texto didáctica de una propuesta de innovación construida desde una visión naturalizada de la ciencia. Nova Época. V. 1 (2), p. 97 – 107, 2008.
VIANA, Hélio E. B. A Construção Atômica da Teoria de Dalton como Estudo de Caso – e algumas reflexões para o ensino de química. Dissertação de Mestrado. FE-USP. São Paulo. 2007.