Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil

Authors

  • Lucas André Teixeira UNESP/Bauru
  • Marcela de Moraes Agudo UNESP/Bauru
  • Jandira Liria Biscalquini Talamoni UNESP/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2535

Keywords:

environmental projects, participatory process, environmental education

Abstract

This study analyzed the participatory dimension in two environmental projects that were carried out in a popular district of Bauru, São Paulo, Brazil. For the analysis of environmental projects, given the diversity of concepts and theoretical and practical environmental education approaches contained therein, we chose inserted theoretical foundation in established aspect as critical environmental education. Thus, the analysis and interpretation of delimited projects had the objective of contributing to the participatory dimension of environmental education process, seeking to further reflection on some of its principles from the perspective of critical environmental education.

Author Biographies

Lucas André Teixeira, UNESP/Bauru

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista ";;;Julio de Mesquita Filho";;; (UNESP) - Campus de Bauru (SP) e especialização em Prática de Ensino em Geografia pela Faculdade São Luís (2002). É Professor/Tutor do Curso de Especialização lato sensu: Ética, Valores e Cidadania na escola (EVC) - Universidade de São Paulo (USP) - Polo Bauru (SP). Foi Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Saúde e Ambiente para o Ensino de Ciência na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Professor Bolsista (doutorando) do Departamento de Educação da UNESP - Campus Botucatu (SP). Possui experiência profissional como Professor Efetivo de Geografia na Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Formação de Professores, Prática de Ensino, Ensino de Geografia, Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Marcela de Moraes Agudo, UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestre em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP). Atualmente, é doutoranda em Educação Para a Ciência (bolsista CAPES), na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru, trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na educação básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e como professora bolsista em cursos de graduação na UNESP/Bauru.

Jandira Liria Biscalquini Talamoni, UNESP/Bauru

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru e orienta no programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência (FC-UNESP-Bauru). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia e Ecologia de Comunidades Planctônicas de Aguas Doces. Também atua em Educação Ambiental em ambientes aquáticos e em Ensino de Ciências (Ecologia).

References

ALMEIDA, I. P. (Re)colorir o presente pela aquarela da memória ambiental: pesquisa ação participativa em um bairro de Bauru. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991.

DEMO, P. Pesquisa Participante: usos e abusos. IN: TOZONI-REIS, M. F. de C. (Org.) A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007, p. 57-81.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11ª Ed, Campinas: Papirus, 2007.

JANKE, N. Pesquisa-ação-participativa: compartilhando conhecimentos. 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.

LÉVY-STRAUSS, C. Aula Inaugural. In: ZALUAR, A. (org.) Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 211-244.

LOUREIRO, C. F. B. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 38ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Critica. Campinas: Autores Associados, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C.F.B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007a, p. 177-221.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceria construída pela identificação teórica e metodológica. In: TOZONI-REIS, M.F.C. A pesquisa ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007b, p. 121-161.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

VIEZZER, M. L. Pesquisa-ação-participante (PAP): origens e avanços. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.277-294.

Published

2015-12-31

Issue

Section

Artigos Científicos