Argumentative activities in physics textbooks of the PNLD 2015: the stimulus still scarce

Authors

  • André Henrique Silva Souza Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Drumond Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Viviane Florentino Melo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3751

Keywords:

argumentation, textbook, science education

Abstract

Research in science education has pointed that argumentation is a necessary practice for the students’ active processes of learning. The official documents signal to the need of introducing support in the classroom for the development of argumentation. Since the science and physics textbooks have been used by teachers as a curriculum conductor in their classes, we consider that the physics textbooks can (and must) present methods and means for promoting and support argumentation in the classroom. In align with these assumptions, this study aims to analyze if argumentation processes are stimulated and evocated by activities of each analyzed textbook. We analyzed 7 of the 14 collections of the PNLD (2015) for the case of physics textbooks. Our analyses are based on three criteria: the structure of the proposed activity (well or ill-structured) and the markers “contrapositions of ideas” and “reciprocal justifications” The purpose of the analysis is to show if these criteria are evocated or used in the physics textbooks activities. The results show that the analyzed books present, partially, support for the argumentative processes.

Author Biographies

André Henrique Silva Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduado em física pela Univesidade Federal Fluminense. Tem experiênica em ensino de física, mais especificamente com processos de ensino e aprendizado

Rodrigo Drumond Vieira, Universidade Federal Fluminense

Rodrigo Drumond Vieira é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde tem trabalhado desde 2013. Graduado em física (2004), mestre (2007), doutor (2011) e pós-doutor (2012) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2009-2010 realizou período sanduíche de seu doutorado na The Pennsylvania State University (EUA), em que teve a oportunidade de trabalhar com o professor Greg Kelly no desenvolvimento de um método multi-nível para analisar o discurso de salas de aula, articulando as perspectivas psicológicas, culturais e linguístico-estruturais desses contextos de ensino e aprendizado. Este método foi o produto principal de sua pesquisa de doutorado e foi publicado no International Journal of Science Education. Trabalhou como professor de física do ensino médio (2004-2012) em escola pública e como editor adjunto do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais, incluindo Science Education e International Journal of Science Education. Atua como formador de professores de física e realiza pesquisa na pós graduação em ensino de ciências da natureza (UFF). Os focos principais de pesquisa, desde sua formação, são a formação de professores de ciências e o ensino e aprendizado de ciências na educação básica. Seus interesses de pesquisa principais são: abordagem multidisciplinar de investigação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, análise do discurso de salas de aula, argumentação, usos do júri simulado e orientações discursivas como recurso didático, teoria da atividade, perfis epistemológicos, desenvolvimento das identidades de professores e estudantes, linguística aplicada, questões sociocientíficas e natureza das ciências

Viviane Florentino Melo, Universidade Federal Fluminense

Viviane Florentino de Melo é mestre em Educação (2016) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciada em Química (2007) pela Fundação Universidade de Itaúna. Tem sete anos de experiência como professora de química da educação básica e três anos de experiência como monitora das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Física 1, 2, 3 e 4. Sua pesquisa se concentra na área de Educação em Ciências, contando com publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa principais estão voltados para as práticas discursivas de sala de aula; argumentação na educação básica e superior; práticas inovadoras no ensino de química e física; assim como os usos de questões sociocientíficas e júris simulados no ensino de ciências.

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Published

2016-12-31

Issue

Section

Artigos Científicos