Mapping of publications on the teaching of green chemistry in Brazil from social networks

Authors

  • Juliana Barreto Brandão Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Júlia Damazio Bouzon Colégio Pedro II
  • Taís Conceição dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Valéria Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Álvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5338

Keywords:

green chemistry, chemistry teaching, social networks

Abstract

The Green Chemistry term was born in the years of 1990. From that on, in the last decades, environmental issues of national and international context have been more careful. This article presents the highest level of Green Chemistry research in teaching science area. It was developed from bibliometric analysis and networks with 31 articles selected from the research in 260 national journals indexed with qualis A1, A2 and B1 by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), in the teaching area. By the networks analysis and the most cited works reading, we could understand how relevant this area is to the science teaching in Brazil. Besides this, Carlos Alberto Marques and Vânia Zuin were the most productive authors found. The most researched theory referential were found to be: Green Chemistry - os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa and Green Chemistry: theory and practice. Last but not least, Wildson Santos and Paul Anastas were the most cited authors.

Author Biographies

Juliana Barreto Brandão, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professora de Química na Educação Básica, Técnica e Tecnológica do CEFET/RJ, unidade Maracanã. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (2015), na área de concentração em Ensino de Química e linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem.Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (2007). 

Júlia Damazio Bouzon, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professora titular - Colégio Pedro II.

Taís Conceição dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde também pela Fundação Oswaldo Cruz (2015). Atualmente é professora de Química do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade, Educação ambiental e Práticas Pedagógicas.

Valéria Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991). Doutora em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais/UFRJ (2014). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET-RJ, Unidade Maracanã, RJ.

Álvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor (16/03/2001) e Mestre em Educação (1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Professor Titular atuando nos Programas de Pós-graduação (Doutorado e Mestrados) e de Química no Ensino Médio. Coordenador do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Doutorado e Mestrado). Possui 11 livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry. Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Diretor de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). É membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino.

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Published

2018-10-15

Issue

Section

Artigos Científicos