Metacognitive strategies in the resolution of verbal problems of mathematics in fundamental teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5577

Keywords:

verbal problems, mathematics education, metacognitive strategies, elementary school.

Abstract

Problem solving in mathematics teaching is a subject recently investigated, particularly with regard to the different definitions and difficulties related to its treatment in the classroom. In this article, we seek to discuss the importance of argumentative practice in solving verbal problems in mathematics teaching, especially how it can contribute to the development of metacognitive thinking. In concrete, we seek to infer from the students' discourses, when externalizing their ideas, possible metacognitive strategies during the activity of solving verbal mathematical problems. To do this, we carried out an investigation with seven students from the 6th grade of a public school in the State of Rio Grande do Norte, where we developed activities that promoted discussions and debates in the classroom, stimulating the use of argumentation. From the transcribed episodes of the discussions among the participants it was possible to identify indications of the self-regulation of the learning process, such as questioning, issuing opinions, defending ideas and justification of choices. We understand that activities aimed at promoting argumentation help in conscious reflection by helping the subject to monitor and control their understanding, as well as their difficulties, allowing them to confront ideas internally, and thus to aggregate or produce new knowledge.

Author Biographies

Pablo Jovellano dos Santos Lima, UFRN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é doutorando em educação e professor de matemática do ensino básico da rede pública do estado do Rio Grande do Norte e do Município de Parnamirim/RN. Faz parte do CONTAR - Grupos de Estudos em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Tem desenvolvido pesquisas na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática.

Marcia Gorette Lima da Silva, UFRN

Licenciada em Química e doutora em Educação pela UFRN e pós-doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado II e líder do grupo de pesquisa Química, Ensino e Aprendizagem. Entre as funções atuais inclui a coordenação do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e  Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores.

Claudianny Amorim Noronha, UFRN

Possui graduação em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional), em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado e doutorado acadêmicos) e em Educação (mestrado e doutorado acadêmicos), todos da UFRN. É líder do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Orienta e desenvolve pesquisas na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, formação de professores que ensinam matemática, leitura e escrita em matemática.

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Published

2018-07-05