The know-reality and the constitution of teaching: philosophizing on contemporary mathematics education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5741

Keywords:

know-reality, teaching identities. Pedagogical use of reality, pedagogical practices

Abstract

In this article, we aim to analyze teacher narratives from what we interpret as pedagogical use of reality in Mathematics Education. The excerpts selected from a congress of the said field were organized according to their similarities, enabling the constitution of teaching identities that represent, control, and regulate the pedagogical use of reality. Our theoretical bias is based on the studies of Michel Foucault from the poststructural perspective. Thus, attentive to these representations, the productions of the discursive network in Mathematical Education, we try to stress how the discourses around the teaching constitute a specific knowledge about contemporaneity. They not only constitute, but are constituted of what we call know-reality. Such a way of producing teaching continues to compose the understandings; continues to regulate and guide pedagogical practices in favor of a contextualized, utilitarian, playful, meaningful mathematics. In short, a mathematics that is everywhere, belongs to everyone.

Author Biographies

Gilberto Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática (UFRGS). Mestre em Educação em Ciências (PPGQVS/UFRGS) e Doutorando em Educação e Ciências (PPGEC/UFRGS).

Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do departamento de Ensino e Currículo - FACED/UFRGSDocente dos programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências (PPGEC/UFRGS) e em Educação (PPGEDU/UFRGS).

References

BAMPI, Lisete Regina. O discurso da educação matemática: um sonho da razão. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade: contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetiké, v.18, p.545-588, 2010.

BORJA, Margarete Fátima, et al. Formação em serviço de professores do ensino fundamental: um estudo a partir da resolução de problemas matemáticos. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 432-442, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

CEOLIN, Taíse; NEHRING, Cátia Maria. A experiência de uma futura professora com alunos de 5ª série utilizando jogos matemáticos e materiais concretos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_04.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

DESSBESEL, Renata da Silva; CURY, Helena Noronha. A estatística ensinada em escolas públicas de cruz alta: uma pesquisa com professores. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 116-126, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em: 26.mai.2015.

DREHER, Marusa da Rosa; SEIBERT, Tania Elisa. A matemática e o tema transversal “meio ambiente” através do método de projetos. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_29.pdf. Acesso em 16.out.2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Verdade, poder e si mesmo. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. – 3 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.

GOMES, Kelly Amorim; VARGAS, Paulo Roberto Ribeiro. Ensino e aprendizagem de matemática financeira utilizando um ambiente de modelagem matemática: um estudo de caso na educação de jovens e adultos do ensino médio. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 362-369, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.

LAZZARDI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 661-666, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

MORAES, Daiana; CURY, Helena Noronha. Uma experiência de resolução de problemas com alunos de quinta série do ensino fundamental. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_03.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

NICARETTA, Elisângela Isabel. A utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 168-176, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16 out. 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PEREIRA, Juliane Sbaraine; NEHRING, Cátia Maria. Confronto com a realidade escolar: compreensão e significado a aprendizagem matemática. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. - Ed. UNIJUI, Ijui/RS, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_06.pdf. Acesso em 16.out.2018.

PEREZ, Evelize Martins Kruger; MENEGAZZI Marlene. As mídias e a educação matemática. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, p. 229-234, 2012. Disponível em: www.univates.br/media/egem/XI_EGEM.pdf. Acesso em 16.out.2018.

SANTOS, Gilberto Silva dos; SANTOS, Suelen Assunção. Docências em educação matemática: composições estéticas. Anais do X ANPED SUL, Florianópolis, p. 1-21, 2014. Disponível em: xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2024-0.pdf. Acesso em: 16.out. 2018.

SANTOS, Gilberto Silva dos. Saber-realidade: das prescrições aos desejos de constituir docências na educação matemática contemporânea. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

SANTOS, Suelen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

SELVA, Kelly Regina; CAMARGO, Mariza. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em 25.mai.2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SOPPELSA, Janete Jacinta Carrer; MILANI, Raquel. A matemática financeira como auxílio à reflexão sobre a compra de bens de consumo. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_13.pdf. Acesso em 26.mai.2015.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.

Published

2018-11-11