Uses/meanings of geometry mobilized in initial teacher education

Authors

  • Anna Regina Lanner de Moura Universidade CEUMA
  • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5817

Keywords:

terapia desconstrucionista, problematização de usos de conceitos geométricos, diálogo ficcional, formação Inicial de professores

Abstract

The objective of this study is to problematize the uses / meanings of geometric concepts mobilized by the school practice of puzzles solving, "The Hat of the Clown", in the context of the discipline Supervised Internship, with the purpose of broadening the understanding of the mathematic teacher initial formation for other ways of looking at mathematics. The analysis of the research corpus, referenced in the philosophical therapy of Wittgenstein and the Derrida deconstruction concept, consists of the fictional dialogue between students and the teacher giving the lesson. The dialogue problematizes the unique uses / meanings attributed to the geometrical concepts, in practice in focus, supposedly arising from an essentialist and universal view of mathematics, instituted in the school, and points towards an approach used also in non-school cultural practices.

Author Biographies

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade CEUMA

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática desta mesma Universidade. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 1, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ? MPECIM com a disciplina Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II e Prática de Ensino de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos focando principalmente a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade com algumas inserções na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática. 

References

BEZERRA. S. M. C. B.; MOURA, A. R. L. de. Problematização de Práticas Culturais na atividade docente numa perspectiva de tendências de Educação Matemática. In: Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 9., 2015, Rio Branco. Anais. Editora da Ufac – Edufac, 2015, p. 1239 - 1249. 1 CD-ROM.

BEZERRA. S. M. C. B.; MOURA, A. R. L. Problematização de Práticas Culturais na Formação Inicial de Matemática à luz da Terapia Wittgensteiniana. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 7., 2014, Rio Branco. Caderno de resumos. Fortaleza: EDUECE, 2014, p. 192.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 5ª ed. Lisboa: Gradiva, 2003.

CULLER, J. D. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

GRAYLING, A. C. Wittgenstein. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 157 p.

LAVE, J. A selvageria da mente domesticada. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 46, p.109-134, 1996.

LAVE, J. Do lado de fora do supermercado. In: FERREIRA LEAL, M. Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: Global, 2002, p. 65-98.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.

McDONALD, H. Wittgenstein, Narrative Theory, and Cultural Studies. Telos: Critical Theory of Contemporary, v. 2001, n. 121, p. 11-53, 2001.

MORENO, A. R. Wittgenstein: Através das Imagens. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.

MARIM, M. M. B. AM[OU]: um percurso terapêutico desconstrucionista de uma paixão. Dissertação defendida na Faculdade de Educação-UNICAMP. SP. 2014.

PHALA – Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais. Disponível em: https://www.phala.fe.unicamp.br/membros. Acesso em: 10 jul. 2015.

VILELA, D. S. Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre filosofia e educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda., 1999.

WOLFREYS, Julian. Compreender Derrida. Trad. Cesar Souza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

WOLFREYS, Julian. Cultura e Valor. Lisboa: Edições 70, 1980.

Published

2018-12-31

Issue

Section

Artigos Científicos