The dimensions of the argument in science education researches from 2007 to 2017: one to look at for the characterization and the methodological tools to study this thematic one

Authors

  • Agnaldo Ronie Pezarini Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6177

Keywords:

argumentation, construction tools and analytical, mapping

Abstract

It is well known in the academic area that the argument in science teaching presents its bias in the action of understanding and relating data and conclusions, from the ability to evaluate theoretical statements in the light of empirical data or from other sources and to promote the construction of argumentative capacity. In this context, the objective of this article is to verify in the panorama and/or scenario of the research on Argumentation in Science Teaching, what are the methodological tools of construction as well as the analytical tools used in the researches from 2007 to 2017 and, for that, we elaborate a state of art. The methodology used in this case was content analysis. The results show that the Toulmin Standard is the most used construction and/or analytical tool in the researches, and there are others that sometimes dedicate themselves to aggregate to the Toulmin Standard some weights or act totally contrary to the ideology of this tool tending many times for argumentation focused on the premises of discourse, from any “form” it is clear that the tool contributes positively to the construction of the argumentation.

Author Biographies

Agnaldo Ronie Pezarini, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL - (Conceito CAPES 6). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduação Lato sensu em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP); Possui Especialização em Atendimento a portadores de deficiência visual pela UFSCar; Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é Professor Efetivo - PEB II - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular III - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência); Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Cruzeiro do Sul; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul

References

ALEIXANDRE, María Pilar Jiménez. Diseño curricular: indagación y razonamiento con el lenguaje de las ciencias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 16, n. 2, p. 203-216, 1998.

ALEIXANDRE, María Pilar Jiménez. Resources for introducing argumentation and the use of evidence in science classrooms. Danú, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BIASOTO, José Eduard; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Análise de uma atividade experimental que desenvolva a argumentação dos alunos. Fonte: Anais do VI ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

CIRINO, M. M.; SOUZA, A. R. O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio. Ciência & Educação (Bauru), p. 115-134, 2008.

DA SILVA, Miríades Augusto; DA SILVA, Rejâne Maria Lira. O uso de evidências no desenvolvimento da argumentação de alunos sobre a temática microrganismos, em aulas de ciências naturais. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

DE MELO, Viviane Florentino; VIEIRA, Rodrigo Drumond; DA ROCHA BERNARDO, José Roberto. A presença de discurso transacional como um indicador de argumentação de qualidade em uma atividade de júri simulado. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia. Anais, 2015.

DE SOUSA, Polliane Santos; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Argumentação centrada em Questões Sociocientíficas e Educação Problematizadora: algumas relações. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia. Anais, 2015.

FERREIRA, Jerino Queiroz. Formação inicial de professores de química: explorando possibilidades a partir da promoção de oficinas pedagógicas em argumentação. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, ano 23, p. 257-272, ago. 2002.

FIORENTINI, D. Memória e análise da pesquisa acadêmica em Educação Matemática no Brasil: o banco de teses do CEMPEM/FE-Unicamp. Zetetiké, v 1, n.1, p.55-76, mar. 1993.

FREIRE, Caio Castro; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O uso do raciocínio hipotético dedutivo para promover a argumentação na formação continuada de professores de biologia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: Competencias en argumentación y uso de pruebas. 1ª. ed. Espanha: Graó, 2010.

LATOUR, B. e WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção de fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997

LAWSON, A.E. T. rex, the crater of doom, and the nature of scientific discovery. Science & Education, v.13, p. 155-177, 2004.

LOCATELLI, R. J. Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

MENDES, Mírian Rejane Magalhães; SANTOS, WLP. Construção discursiva para a argumentação em discussões sociocientíficas. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013.

MOREIRA, H. R; ROSA, L. M. V; SUART, R. C. Analisando interações argumentativas entre alunos do Ensino Médio e licenciando em química: contribuição para a formação inicial docente. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil. 2011

OSBORNE, J.; ERDURAN, S.; SIMON, S. Enhancing the quality of argumentation in school science. Journal of Research in Science Teaching. v.41, n.10, p.994-1020. 2004

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em seus posicionamentos acerca de questões sócio-científicas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011a.

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO. Qual o conhecimento é utilizado por estudantes do ensino médio quando discutem sobre temas científicos? Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011b.

SCARPA, D; TRIVELATO, S. L. F. Características linguísticas e argumentativas de artigos científicos que participaram da construção do paradigma do DNA como portador das informações hereditárias. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

SILVA, A.H. et al. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento Interativo, v. 11, n. 1, p. 168-184, 2017.

SILVA, H. L; JUSTI, R. Analisando o domínio da capacidade de caracterizar evidências e justificativas por parte de professores de Química recentemente formados na Universidade Federal de Minas Gerais. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

SIMON, S.; ERDURAN, S.; OSBORNE, J. Learning to teach argumentation: research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, v, 28, n. 2-3, p. 235-260, 2006.

SOUSA, Taize Borges. O discurso argumentativo em um Curso de Férias: uma análise a partir do Tratado da Argumentação: a nova retórica. Fonte: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VAN EEMEREN, F. H. et al. Fundamentals of argumentation theory: A handbook of historical backgrounds and contemporary developments. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1996.

VIEIRA, Rodrigo Drumond; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aulas de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 81-102, 2009.

Published

2018-12-31

Issue

Section

Artigos Científicos