Memórias de formação: Reminiscências formadores de professores sobre suas maneiras

Autores/as

  • Sílvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1615

Palabras clave:

memórias de formação, pesquisa narrativa, formação de professores

Resumen

O presente texto tem como objetivo sublinhar aspotencialidades da investigação narrativa e memorialística ,na produção de conhecimento no campo da formaçãodocente, assim como nas transformações das práticaseducativas desenvolvidas no âmbito escolar. Nessaperspectiva, trago para discussão relatos, memórias deformação de um grupo ' de docentes-formadoresdesencadeadas pela vivência coletiva num processo deformação deprofessores de Ciências. As memóriasevocadas revelam como passado e presente' estãointimamente relacionados à constituição de nossaidentidade como profissionais professores, mostrando-se, portanto, um caminho fecundo para a formação docenteà medida que as reminiscências dos sujeitos dessanarrativa* ensinaram-lhes (ao mesmo tempo em que nosensinam) a compreender e transfonnar suas maneiras deser e de estar na docência. Os depoimentos aquiapresentados foram obtidos a partir de manifestaçõesespontâneas dos formadores, ocorridas em reunião dogrupo. ou em manifestações estimuladas por questõesdurante entrevistas da mim concedidas. Em ambas assituações os. depoimentos, foram gravados em áudio.

Citas

CANDAU, V. M. F. A didática e a relação forma/conteúdo. In: CANDAU, V. M. F. (org). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.

CATANI, D.; SOUSA. C. P. e BUENO, B. (org.). A vida e o oficio dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998.

CHAVES, S. N. Compromisso social e formação de professores. texto apresentado no IX Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino. Águas de Lindóia, Maio/ 1998.

EZPELETA, J. e ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. 2 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FURIÓ, C. J. Tendencias actuales en la formación del profesorado de ciencias. Ensdianza de las ciencias. 12 (2), 1994,p. 188-199.

FURIÓ, C. J. Tendencias actuales en la formación del profesorado de ciencias. Enseilanza de las ciencias, 12 (2), 1994. p.188-199.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo del laboratorio. Ensehanza de las Ciencias. 12 (3). 1994, p. 299-313.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987.

MALDANER, O. A. A formação continuada de professores: ensino e pesquisa na escola. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997 (Tese de Doutorado).

MARTINAZZO, C. J. (Org.) Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A. (org). Vidas de professores. Cidade do Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, V. F. de (org.) Imagens de professor: significações do trabalho docente. buí: Editora Unijuí, 2000.

PAOLI, N. J. Para repensar a universidade e a pós-graduação. 2 ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 1985.

PÉREZ, D. G. Orientações didáticas para a formação continuada de professores de ciências. In: MENEZES, L. C. (org) Formação continuada de professores no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados NUPES, 1996 (Coleção formação de professores).

SANTOS, B S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. São Paulo: Revista de Estudos Avançados, maio/agosto 1988. p. 46-71.

SANTOS, W. e SCHNETZLER, R P. Educação em química: compromisso com a cidadania. buí: Ed. UNIJUÍ, 1997 (Coleção educação).

SCHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth. Teaching Educational Researcher v. 15. n. 2. 1986.

TAVARES, J. et. al. Dimensão do desenvolvimento pessoal e social na formação contínua de professores. In: Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

Publicado

2005-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos