Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!

Autores/as

  • Rosália Maria Ribeiro de Aragão Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tadeu Oliver Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1620

Palabras clave:

formação de professores, ensino de matemática, professor reflexivo

Resumen

O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e signi?cados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática.

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Publicado

2005-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos