Formação inicial de professores: Trajetória de um projeto de inserção social

Autores/as

  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ariadne Perez Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653

Palabras clave:

pesquisa narrativa, prática docente, educação ambiental

Resumen

Nesta pesquisa narrativa, focalizamos um projeto de Educação Ambiental, tendo em vista a formação de professores reflexivos sobre a própria prática, desde a formação inicial. O trabalho teve duração de dois semestres e culminou com a prática docente dos universitários em escolas de ensino fundamental na periferia de Belém, Pará, Brasil. Por meio de relatos escritos, buscamos identificar quais elementos formativos foram percebidos e valorizados pelos estudantes universitários nessa trajetória e os significados a eles atribuídos. Foram construídas quatro categorias de análise: significado da parceria com o sujeito mais experiente; sentimentos experimentados pelos sujeitos; significados atribuídos à experiência vivida; e avanços e dificuldades. A análise permitiu-nos identificar a vivência/construção de uma nova/outra cultura de formação; enfrentamento de problemas inerentes ao início da carreira docente; produção de saberes profissionais; e atitudes reflexivas.

Biografía del autor/a

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Instituto de Educação Matemática e Científica

Ariadne Perez, Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação Matemática e Científica

Citas

ALARCÃO, I. (org). Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996.

CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria Crítica de la Enseilanza. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D.J. Relatos de Experiência e Oinvestigación Narrativa . In: LARROSA, J. (org). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

DEWEY, J. How we think. Boston, Heath & Co. Publishers, 1910 apud ALARCÃO, I. (org.). Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GARCÍA, C. M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, A. (org). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

GONÇALVES, T.V.O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: - marcas da Diferença. São Paulo/Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000.

GONÇALVES, T.O. Formação e Desenvolvimento Profissional Formadores de Professores: o caso dos Professores de Matemática da UFPA.. São Paulo/ Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: NÓVOA, A. (org). Vidas de professores. Lisboa: Ed. Porto, 1995.

IMBERNÓN, F. Laformacióny el desarrollo profesional del profesorado. Hacia una nueva cultura profesional Barcelona: Ed. Graó, 1994.

MORAES, R. A Educação de Professores de Ciências: uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. Porto Alegre, UFRGS, 1991. (Tese de Doutorado).

NÓVOA, A. (org). Vidas de Professores. Lisboa: Ed. Porto, 1995.

SCHÓN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diselio de la enseilanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: •Paidós, 1992.

Publicado

2005-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos