O paradigma da sustentabilidade e a abordagem CTS: mediações para o ensino de ciências

Autores/as

  • Elizandra Rêgo de Vasconcelos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1655

Palabras clave:

ensino de ciências, sustentabilidade, CTS

Resumen

A sociedade tem sido confrontada com questões que envolvem as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), as quais revelam implicações sociais, econômicas, ambientais, éticas, entre outras. E o paradigma da sustentabilidade ocupa posição destacada nesse âmbito. Entendemos que as orientações CTS constituem importante instrumento para a edificação da noção de sustentabilidade, no campo do ensino de ciências, cuja perspectiva insere-se na formação de cidadãos com sensibilidade socioambiental – cidadãos que possam analisar e avaliar criticamente as questões relacionadas aos campos social, ambiental, econômico, entre outros. Propomo-nos, neste artigo, a discutir as articulações possíveis entre o paradigma da sustentabilidade, o enfoque CTS e o processo de ensino e de aprendizagem em ciências. Essa articulação, certamente, contribui para pensar as implicações do atual modelo de desenvolvimento e as relações CTS inseridas, por exemplo, em vários temas, contextos, dimensões, saberes e estratégias de ensino. Certamente, temos que empreender esforços no sentido de aproximar o campo natural e o campo social, na apreensão da complexa realidade que hoje se apresenta.

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Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos