Uma experiência CTS em sala de aula: a internacionalização da Amazônia

Autores/as

  • André Luiz Rodrigues Chaves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Àlvaro Chrispino

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1658

Palabras clave:

CTS, ensino de ciências, controvérsia controlada

Resumen

O estudo constitui-se na construção e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem, construída de forma coletiva com visão interdisciplinar, voltada para a discussão em torno do tema “internacionalização da Amazônia”, seguindo os pressupostos de uma abordagem CTS, por meio da técnica da controvérsia controlada, aplicada em uma escola privada de ensino médio da cidade do Rio de Janeiro. Inicia-se com uma breve digressão sobre o ensino voltado para o desenvolvimento de competências, uma revisão sobre a história das abordagens CTS, as suas implicações para um ensino de ciências voltado para a construção de uma aprendizagem significativa. As questões centrais que balizaram a pesquisa visaram a identificar os seguintes elementos: as ideias prévias que os estudantes tinham sobre os assuntos relacionados à Internacionalização da Amazônia; as formas como os estudantes e os professores se integraram à metodologia utilizada; a maneira com que os estudantes lançavam mão dos conceitos científicos diante das demandas situacionais referentes a um problema proposto; a contribuição do projeto proposto para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas visando à formação cidadã dos estudantes. A análise do processo baseou-se teoricamente no Estudo de Caso a partir do enfoque CTS como forma de promoção da alfabetização científica.

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Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos