Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas

Autores/as

  • Adriana Bortoletto Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1659

Palabras clave:

ensino de ciências, formação de professores, agir comunicativo, questões sociocientíficas

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórica para a formação de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e as questões sociocientíficas. Defendemos neste trabalho, a necessidade da formação continuada de professores caso tenhamos o interesse de desenvolver a formação científica escolar de alunos da Rede Oficial de Ensino Básico. Para a formação de alunos competentes comunicativamente, ao final, da escolarização torna-se necessária a formação de professores competentes argumentativamente. Para tanto, acreditamos que a teoria do agir comunicativo, de Jurgen Habermas, venha a colaborar nesse sentido.

Citas

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997. 270 p.

GUIMARÃES, Márcio Andrei. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

HABERMAS, J. Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002.

HABERMAS, J. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HABERMAS, J. Teoria da Ação Comunicativa I. São Paulo. Martins Fontes 2012 a.

HABERMAS, J. Teoria da Ação Comunicativa II. São Paulo. Martins Fontes 2012b.

LONGHI, A. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005 Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de Campinas, Campinas, 2005.

MÜHL, E. H. Habermas: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.

RATCLIFFE M.; GRACE M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003.

SADLER, T., ZEIDLER, D. Patterns of Informal Reasoning in the Context of Socioscientific Decision Making. Journal Research in Science Teaching. n.01, v.42. 2005.

SADLER, T. Informal Reasoning Regarding Socioscientific Issues: A Critical Review of Research. Journal Research in Science Teaching. n.05.v.41, 2004.

KOLSTO, S. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. International Journal of Science Education. v.85, n. 3, p. 291-310, 2001.

ULRICH, B.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Moderna. São Paulo: UNESP, 1996.

ZEIDLER, D.; SADLER, D. T.; SIMMONS, L.M.; HOWES, V.E Beyond STS: A ResearchBased Framework for Socioscientific Issues Education. International Journal of Science Education. v.89, n.3, p. 357 – 377, 2005.

ZEIDLER, D.; KEEFER, M. The Role of Moral Reasoning and the Status of Socioscientific Issues in Science Education. In: ZEIDLER, D. (Org.) The Role of Moral Reasoning on Socioscientific Issues and Discourse in Science Education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwe

BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L.(Orgs.). Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. (Biblioteca do Educador Matemático, Coleção SBEM, v. 3).

BIOTTO FILHO, D. O Desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhos, Rio Claro, SP, 2008.

COSTA, D. E. et al. O projeto PIBID e o desenvolvimento de ações relacionadas às práticas de ensino e a interdisciplinaridade na educação matemática. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. CD-ROM.

D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção perspectivas em Educação matemática). r Academic Publishers, 2003, p. 07 – 40.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 5. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: Zetetiké. Campinas, SP, Ano 3, n. 4, 1995.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2006.

HERNÁNDEZ F.; VENTURA M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos