Tecendo redes na formação docente: o abandono da espontaneidade e uma (breve) percepção da complexidade do educar em ciências
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1669Palabras clave:
formação de professores, autobiografia docente, teoria ator-redeResumen
Neste ensaio, narrativa pessoal originada na autobiografia e na memória docente, discute-se a transformação nas concepções e ações de um professor em formação, entendido como um híbrido de natureza e cultura sob a influência das tendências educacionais mais amplas e das condições objetivas em que atua e nas quais se deu sua formação. O professor em formação, um actante, é parte de uma extensa rede com conexões espaço-temporais múltiplas e dinâmicas, relacionando-se nessa trama com os autores que o influenciaram/influenciam, com estudantes e outros professores, com a disciplina (uma ciência natural) que busca ensinar e com a cultura amazônica, da qual é indissociável. Conclui reconhecendo-se como em permanente transformação e sinalizando para a forte evidência do dinamismo da rede em que se construiu/constrói, negando a existência de verdades imutáveis e definitivas.Citas
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo, Cultrix, 1988 (7ª edição).
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo, Palas Athena, 1990 (Org. Bill Moyers).
FREIRE, Letícia de Luna. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, Rio de Janeiro, v.11, n.26, p.46-65, jan/jun-2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. Sâo Paulo, EPU/EDUSP, 1987.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo, Editora UNESP, 2000.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro, Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Joliot: a história e a física misturadas. in SERRES, Michel (dir.) Elementos para uma história das ciências. Lisboa, Terramar, 2003. Vol. 3.
LATOUR, Bruno. On actor-network theory. A few clarifications plus more than a few complications. Soziale Welt, vol. 47, pp. 369-381, 1996. (Versão em inglês disponível em http://www.cours.fse.ulaval.ca/edc-65804/latourclarifications.pdf)
LATOUR, Bruno. WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1997.
LOPES, Alice Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí, UNIJUÍ, 2007.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. Terra dos homens. Rio de Janeiro, José Olympio, 1982. (trad. Rubem Braga).
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto, Afrontamento, 1997. 9ª edição.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.9, n.2, p. 177-190, 2003.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Rio de Janeiro, Ampersand, 1997.