Tecendo redes na formação docente: o abandono da espontaneidade e uma (breve) percepção da complexidade do educar em ciências

Autores/as

  • José Ricardo Coutinho Machado Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1669

Palabras clave:

formação de professores, autobiografia docente, teoria ator-rede

Resumen

Neste ensaio, narrativa pessoal originada na autobiografia e na memória docente, discute-se a transformação nas concepções e ações de um professor em formação, entendido como um híbrido de natureza e cultura sob a influência das tendências educacionais mais amplas e das condições objetivas em que atua e nas quais se deu sua formação. O professor em formação, um actante, é parte de uma extensa rede com conexões espaço-temporais múltiplas e dinâmicas, relacionando-se nessa trama com os autores que o influenciaram/influenciam, com estudantes e outros professores, com a disciplina (uma ciência natural) que busca ensinar e com a cultura amazônica, da qual é indissociável. Conclui reconhecendo-se como em permanente transformação e sinalizando para a forte evidência do dinamismo da rede em que se construiu/constrói, negando a existência de verdades imutáveis e definitivas. 

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Publicado

2012-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos