O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i15.1688Palabras clave:
ambientes recifais, educação ambiental, formação docente, reflexão críticaResumen
O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear.Citas
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