Ciência e ensino de ciências: Ideias e práticas de professores de ciências no ensino médio em Cabinda/Angola

Autores/as

  • Juliana Lando Canga Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves
  • Ruth Gabriel Canga Buza

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v7i0.1693

Palabras clave:

professores, ensino de ciências, ciência-tecnologia-sociedade

Resumen

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, desenvolvida com professores de Ciências do Ensino Médio da Província de Cabinda, em Angola. A escola em que os doze docentes da pesquisa trabalham, destina-se à preparação de professores, em nível médio, para atuar no ensino fundamental até a 8ª série. Em termos objetivos, buscamos refletir e compreender, a partir de registros escritos de professores de ciências dessa instituição de ensino, que ideias constroem acerca de ciência e de ensino de ciências que orientam a sua prática docente, visto que a maioria deles leciona no ensino médio, na área para a qual não foram graduados. São docentes oriundos de áreas afins, como engenharias, enfermagem, bioquímica e outros possuem somente formação em nível médio de escolaridade. Assumimos a pesquisa qualitativa, adotando a abordagem narrativa, na perspectiva (auto) biográfica. Buscamos as informações necessárias para a construção dos dados a partir de questionários respondidos pelos professores. Os resultados apontam para o predomínio da ideia racional de ciência e o ensino por transmissão, embora identifiquem-se indícios de compreensão de ensino como construção, e a relação da ciência com componentes de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Citas

CHASSOT A. Alfabetização CIENTÍFICA questões e desafios para a educação. Unijuí, Rio Grande do Sul, 2003.

CALEY, C. Contribuição para o pensamento Histórico e sociológico Angolano (intervenções e reflexões) Nzila, Luanda -2006.

CONNELLY, F. M; CLADININ, D.J. Relatos de Experiência e Investigacion Narrativa. IN: LAROSSA, J. Dejame que te cuete: Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona Laertes, 1995.

CHAVES, S. Por uma epistemologia da formação docente: o que diz a literatura e o que fazem os professores. IN: SCHHNETZLER, R. & ARAGÃO, R. M. R: UNIMEP/CAPES Campinas, 2000.

DWECK, D. Angola Agora é um Bom Negócio. IN: Revista Exame Edição 877. Ano 40. Nº19 2006.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa em ciências sociais. Recorde:Rio de Janeiro 1999.

JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. Trad. de José C. e Júlia F. São Paulo, 2004.

MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. Portuguesa de Maria Gabriela de Bragança e Maria da Graça Pinhão. Portugal: Publicações Europa-America, Lda, 1994.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

McEWAN, H. & EGAN, K. La Narrativa em La Enseñanza, El aprenizaje y La investigación. Argentina: Amorrortur ed,1995.(Coleccion Agenda educativa)

JOSÉ, M. A utopia de Edgar Morim: da complexidade à concidadania planetária. Ijuí: Unijuí,2002.

PRIGOGINE, I. O Fim das Certezas: Tempo, Caos e as Leis da Natureza. UNESP: São Paulo. 1996.

SILVA, R ; ZANON, L. Ensino de ciência e cidadania. IN: SCHHNETZLER, R. P. & ARAGÃO, R. M. R: UNIMEP/CAPES Campinas, 2000.

SCHÖN, D. La formación de profissionales reflexivos: hacia um nuevo diseño de la enseñanzay el aprendizaje em la profesiones. Paidós: Barcelona, 1992.

SANTOS, E. & PRAIA, J. Percurso de mudança na didática das ciências. Sua Fundamentação Epistemlógica. Aveiro: Portugal 1992.

VALE, J. Questões atuais no ensino de ciências. IN NARDI, R.(org), escrituras: São Paulo.1998.

Publicado

2011-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos