Linguagem matemática e comunicação: Um enfoque interdisciplinar

Autores/as

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1705

Palabras clave:

língua natural, linguagem matemática, comunicação, interdisciplinaridade

Resumen

Este texto tem o objetivo de sugerir um enfoque interdisciplinar que visa à comunicação entre aluno e professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem matemática. Esse enfoque é tratado sob o ponto de vista de diferentes olhares: o filosófico discute a natureza do objeto matemático; o antropológico aponta para a relação que o aluno estabelece com os objetos matemáticos e as suas representações; o histórico discorre sobre o discurso que fala da dificuldade da matemática; o psicológico destaca o processo cognitivo do aluno quando lida com conceitos matemáticos; e o semiótico trata das representações dos objetos matemáticos. Para tanto, analisa-se as implicações de algumas características da linguagem matemática nos processos de seu ensino e de sua aprendizagem, bem como se reflete acerca do papel da comunicação nesse processo que envolve os seguintes temas: a relação entre a língua natural e a linguagem matemática; e os jogos de linguagem como forma de vida para que haja a comunicação entre professor e aluno.

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Publicado

2010-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos