A matemática, o quadro de escrever e os formadores de professores de matemática: Interpretando relações

Autores/as

  • Ana Cláudia de Melo Sanches Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Francisco Hermes Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1710

Palabras clave:

formação de professores, educação matemática, quadro de escrever, saberes experienciais docentes

Resumen

A relação dos professores com o quadro de escrever e saberes práticos docentes desenvolvidos no processo educacional foi e ainda é assunto pouco discutido no cenário da pesquisa educacional, pois, por muito tempo, o quadro de escrever era sinônimo de uma educação bancária e tradicional, sem qualquer possibilidade de transformação didática. O objetivo deste trabalho é mostrar resultados importantes sobre a temática, a partir das vozes de alguns formadores de professores de matemática do Pará, uma vez que a pesquisa identificou na constituição de formadores influências pessoais e coletivas sobre saberes particulares em como utilizar o quadro como instrumento de mediação no espaço educacional. Por vezes, e em discursos diferentes, o quadro foi lembrado como “memória auxiliar” da construção do raciocínio matemático, sendo que, para alguns formadores, a matemática é essencialmente visual. Desse modo, este artigo objetiva contribuir para as discussões teóricas provenientes da ação em sala de aula.

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Publicado

2009-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos