A transdisciplinaridade e a educação de jovens e adultos

Autores/as

  • Lênio Fernandes Levi Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1728

Palabras clave:

complexidade, transdisciplinaridade, dupla heterogênea de professores, escola pública, EJA, ensino de matemática.

Resumen

Tomando-se por base a seguinte máxima transdisciplinar: “do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo”, propõem-se neste artigo (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas Duplas Heterogêneas de Professores (DHP), que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois ) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido é/foi o da Educação de Jovens e Adultos EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada neste trabalho, o caminhar teórico.

Citas

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte:Autêntica, 2002.

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PETRAGLIA, I. C. : A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

Publicado

2007-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos