Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras?

Autores/as

  • Rogério Gonçalves de Sousa Escola de Aplicação da UFPA
  • Licurgo Peixoto de Brito Instituto de Ciências Exatas e Naturais / Instituto de Educação Matemática e Científica – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2015

Palabras clave:

educação em ciências, CTSA, formação inicial de professores

Resumen

Analisamos uma amostra de dissertações e teses em educação em ciências defendidas no Brasil entre 2000 e 2010 para conhecermos caracteres de experiências pedagógicas CTS/CTSA desenvolvidas em tais estudos. Delimitamos criteriosamente os documentos selecionados para que atendessem aos objetivos desta pesquisa. Nossas análises expõem a existência, explicita ou implicitamente, de diversas controvérsias na construção de práticas CTS/CTSA no âmbito da formação inicial de professores de Ciências. Acreditamos na relevância de investigações dessa natureza, sobretudo porque explicitam possibilidades e limites na articulação entre discurso e prática diante das exigências da educação CTS/CTSA quanto à forma de pensar e fazer a Educação Científica.

Biografía del autor/a

Rogério Gonçalves de Sousa, Escola de Aplicação da UFPA

Graduado em Licenciatura Plena em Física / UFPA (2002); Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas / PPGECM/IEMCI (2007); Professor titular da Escola de Aplicação da UFPA; Pesquisador na área de Educação em Ciências nos seguintes temas: CTS, CTSA e Ensino através de temas. Discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).

Citas

ALENCAR, José Ricardo; SOUSA, Rogério Gonçalves de. Ensino de Física, Formação para a Cidadania e Enfoque CTS: o que dizem futuros professores. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luiz. Anais... São Luiz: SBF, 2007.

ALVES, João Amadeus; MION, Rejane; CARVALHO, Washington Luiz. Formação de professores de Física e implicações da relação Ciência, Tecnologia e Sociedade: Possibilidades, desafios e limitações. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2008.

AULER, Décio. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002. Orientação de Demétrio Delizoicov.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BORTOLETTO, Adriana et al. Pesquisa em Ensino de Física (2000-2007): áreas temáticas em eventos e revistas nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2007.

BRITO, Luiza; SOUZA, Marcos; FREITAS, Denise de. Formação inicial de professores de Ciências e Biologia: A visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA. Interacções, Coimbra, n. 9, p. 129-148, 2008.

CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan Von. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, p. 127-147, 2009.

DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. In: NARDI, Roberto (org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p.413-449.

FONTES, Alice; CARDOSO, Alexandra. Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 5, n. 1, p. 15-30, 2006.

FREITAS, Denise de; SANTOS, Silvia dos. CTS na produção de materiais didáticos: o caso do projeto brasileiro Instrumentação para o ensino interdisciplinar das Ciências da Natureza e da Matemática. In: Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 3., 2004, Aveiro. Anais... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

FREITAS, Denise de; VILLANI, Alberto. Formação de professores de ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, não paginado, ago. 2002.

GIL-PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HUNSCHE, Sandra; AULER, Décio. O enfoque temático no ensino de Física: desafios enfrentados por estagiários. In: Simpósio nacional de Ensino de Física, 18., 2009, Vitória. Anais... Vitória: SBF, 2009.

LEMGRUBER, Márcio Silveira. Um panorama da educação em ciências. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 13-28, 2000.

LOPES, Nataly Carvalho et al. Tendências do movimento CTS em dois eventos nacionais da área de Ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Anais... Vitória: SBF, 2009.

MARTINS, Isabel. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 1, n. 1, não paginado, 2002.

MION, Rejane; ALVES, João Amadeus; CARVALHO, Washington Luiz. Implicações da relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: origens e contribuições para a formação inicial de professores de Física. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 1., 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET-MG, 2008.

MIRANDA, Elisangela; FREITAS, Denise de. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria, Forianópolis, v. 1, n. 3, p. 79-99, nov. 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.

MOUTINHO, Pedro. CTS e a Modelagem Matemática na Formação de Professores de Física. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará. Belém, 2007. Orientação de Adilson Oliveira do Espírito Santo.

GRIEBELER, Adriane et al. Intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática: busca de interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDE DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., 2005, Lajeado. Atas... Lajeado: GPFP/UNIVATES, 2005.

NARDI, Roberto. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinam sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. 166 f. Tese (Livre Docência em Didática) – Faculdade de Ciências, Universidade do Estado de São Paulo. Bauru, 2005.

PINHEIRO, Nilcéia; SILVEIRA, Rosemari Monteiro; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

SALEM, Sônia; KAWAMURA, Maria Regina. Dissertações e teses em Ensino de Física no Brasil: um panorama do período 1972-2005. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2008.

SANTOS, Maria Eduarda. A cidadania na “voz” dos manuais escolares: O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

SCHNETZLER, Roseli. A Pesquisa no Ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 20, p. 49-54, nov, 2004.

SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo. Professores de Física em formação inicial: O ensino de Física, a abordagem CTS e os temas controversos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p.135-148, 2009.

SOUSA, Rogério Gonçalves de; BRITO, Licurgo Peixoto de. Desafios de uma prática CTS construída a partir de uma Ilha de Racionalidade sobre a reciclagem do lixo urbano. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6., 2007, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2007.

STRIDER, Roseline. Abordagens CTS na Educação Científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 2012. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. Orientação de Maria Regina Dubeux Kawamura.

STRIEDER, Roseline; KAWAMURA, Maria Regina. Panorama das pesquisas pautadas por abordagens CTS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2007, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

SUTIL, Noemi et al. CTS e CTSA em periódicos nacionais em ensino de Ciências/Física (2000- 2007): Aspectos epistemológicos e sociológicos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF, 2008a.

SUTIL, Noemi et al. CTS e CTSA em periódicos nacionais em ensino de Ciências/Física (2000- 2007): Considerações sobre a prática educacional em Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11.,2008, Curitiba. Anais... Curitiba: SBF: 2008b.

VÁZQUEZ ALONSO, Ángel; ACEVEDO DÍAZ, José Antonio; MANACERO MAS, María Antonia. Más allá de la enseñanza de las ciencias para científicos: hacia una educación científica humanística. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.4, n.2, não paginado, 2005.

Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos