Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula

Autores/as

  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Neusa Branco Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Marisa Quaresma Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Arminda Azevedo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i18.2019

Palabras clave:

investigações, ensino exploratório, unidades de ensino, tarefas, aprendizagem matemática

Resumen

Este artigo apresenta três elementos fundamentais de unidades de ensino de cunho exploratório: (i) a conjetura de ensino-aprendizagem que preside à elaboração da unidade, (ii) as tarefas que a compõem; e (iii) os modos de trabalho, estilos de comunicação e papéis de professor e alunos. Dá exemplos de três unidades de ensino de diferentes níveis de escolaridade que ilustram estes elementos e evidenciam os seus contributos para a aprendizagem. Nestas unidades de ensino predominam as tarefas de exploração e investigação possibilitando um ensino que promove o envolvimento ativo dos alunos na sua aprendizagem. Estas unidades favorecem também o trabalho com diversos tipos de representações, podendo os alunos usar representações próprias, e progredindo a partir daí para representações mais formais. A estrutura das aulas, com momentos de apresentação da tarefa, trabalho autonomo dos alunos e discussão coletiva e síntese, revela-se igualmente potenciadora do envolvimento dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de diversos tipos de discurso na sala de aula

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Publicado

2013-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos