Questões sociocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade

Autores/as

  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Evandro Ghedin
  • Maria Clara Silva-Forsberg
  • Amarildo Menezes Gonzaga

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i18.2025

Palabras clave:

formação de professores de ciências, ciência, tecnologia e sociedade (CTS), questões sociocientíficas

Resumen

Trabalho teórico que procura evidenciar as possíveis razões pelas quais o enfoque CTS ainda não se inseriu efetivamente no processo educacional e apontar alternativa à sua inserção. Para tanto, aborda a origem do movimento CTS e discute seu enfoque na educação, no ensino de Ciências e na formação de professores. É um estudo numa perspectiva crítica, a partir de uma pesquisa documental centrada na produção científica publicada em livros, teses, trabalhos apresentados em anais de eventos e revistas da área educacional. As leituras permitiram direcionar as discussões, assumindo-se a análise interpretativa para a organização do texto. O estudo evidencia que a formação de professores, pelos problemas apresentados em seus aspectos teórico-epistemológicos e éticos, é o principal obstáculo à inserção do enfoque CTS no processo educacional. Como alternativa, aponta-se a abordagem de questões sociocientíficas com enfoque CTS, em uma perspectiva de complementaridade, como possibilidade de melhorias nos aspectos evidenciados

Citas

ACEVEDO, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Organización de estados iberoamericanos (OEI)/sala de lectura CTS+I. 2001. Disponível em: http://www.oei.es/salactsi/acevedo2.htm. Acesso em: 13 mar. 2012.

ACEVEDO, J. A. et al. Persistência de las actitudes y creencias CTS en la profesión docente. Revista electrónica de enseñanza de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 1-27, 2002. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec. Acesso em: 13 mar. 2012.

AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Portugal: Edições Pedago, 2009.

AIKENHEAD, G. S. What is STS teaching? In: SOLOMON, J,; AIKENHEAD, G.S. (Eds.). STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994, p. 47-59. Disponível em: http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/sts05.htm. Acesso em: 13 mar. 2012.

AMORIM, A. C. R. O Ensino de Biologia e as relações entre ciência/tecnologia/ sociedade: o que dizem os professores e o currículo do Ensino Médio? Dissertação de mestrado em Educação - UNICAMP, Campinas, 1995.

AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p. 1-13, 2001.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: SEMT, 2000.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CACHAPUZ, A. et al. Do estado da arte da pesquisa em educação em Ciências: linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v.1, n.1, p. 27-49, mar.2008.

CAPELO, A.; PEDROSA, M. A. Formação inicial de professores de ciências, problemas atuais e percursos investigativos. In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 439- 461.

CEREZO, J. A. L. Ciência, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista iberoamericana de educación, n. 18, p. 13-40, Septiembre/diciembre, 1998.

DAGNINO, R.; SILVA, R. B. da; PADOVANNI, N. Por que a educação em ciência, tecnologia e sociedade vem andando devagar? In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 99-134.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.

GUIMARÃES, M. A. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. Tese de doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.

INVERNIZZI, N.; FRAGA, L. (Orgs.). Estado da arte na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Brasil. Ciência & Ensino, v.1, n. especial, s/p, nov. 2007. Apresentação.

LIMA, E. F. Formação de professores – passado, presente e futuro: o curso de Pedagogia. In: MACIEL, L. S. B.; SHIGUNOV NETO, A. S. Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004, p. 15-34.

LINSINGEN, I. Perspectivas educacionais CTS: aspectos de um campo em consolidação na América latina. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-19, nov. 2007.

MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. de F. Perspectivas atuais ciência-tecnologia-sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 135-160.

MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. dos. Discussões de temas sociocientíficos e interações discursivas em aulas de Química: o papel da verbalização e da articulação conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2010, p. 1-12. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1261-1.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.

NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. 2001. Entrevista. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/. Acesso em: 13 mar. 2012.

REIS, P. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, n.4, p. 64-107, 2006.

ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo, melhor. Brasília, DF: RITLA, 2007.

SANTOS, W. L. P. dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 21-48.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.

SANTOS, W. P. dos; AULER, D. Apresentação. In: SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011a, p. 11-20.

SANTOS, W. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (Orgs.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011b.

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 1-23, dez. 2002.

SCHNETZLER, R. P. (2002). Prática de ensino nas ciências naturais: desafios atuais e contribuições de pesquisa. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (Orgs.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, p. 205-222.

SEVERINO, A. J. A formação e a prática do professor em face da crise atual dos paradigmas educacionais. Ciência & Opinião, Curitiba, v. 1, n. 2/4, p. 15-31, jul. 2003/dez. 2004.

UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. 3 ed. Brasília: ABIPTI, 2003.

VACCAREZZA. L. S. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Revista iberoamericana de educación, n.18, p. 41-68, septiembre/diciembre, 1998.

VIEIRA, R. M. Formação continuada de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico para uma educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutorado em Didática - Universidade de Aveiro, Portugal. 2003.

ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.1, p. 3-7, 2000.

ZEIDLER, D. L. et al. Beyond STS: a research-based framework for socioscientific issues education. Published online, 2005, p. 357-377. Disponível em: http://faculty.education.ufl.edu/tsadler/BeyondSTS.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.

ZUIN, V. G; FREITAS, D. de. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. 2. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 2, p. 1-9, jun. 2007.

Publicado

2013-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos