O Ensino de Ciências no projeto “um computador por aluno” em escolas públicas de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2183Palabras clave:
um computador por aluno, ensino de ciências, políticas públicasResumen
Em tempos de acirrado desenvolvimento tecnológico, em que computadores ligados à Internet ocupam espaço privilegiado nas ações e nas relações humanas, a escola não pode e não deve se posicionar à margem do processo. Vários autores apontam questões relacionadas à utilização de computadores portáteis por professores e alunos em escolas de vários países, criando um novo campo de estudos. No Brasil está ocorrendo o Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e em Rondônia oito escolas públicas tiveram este projeto implantado em 2010 e seus professores vêm se capacitando para sua utilização em sala de aula. Este artigo se propõe a discutir o processo de implantação deste projeto e sua utilização para o ensino de ciências nessas escolas, com o propósito de que sua compreensão poderá subsidiar ações que visem corrigir distorções, sofisticar o processo e contribuir de fato para a melhoria da educação como um todo no estado de Rondônia e em outros estados. A chegada dos computadores portáteis na escola gerou mudanças que necessitam ser estudadas para que possamos entender as implicações destas nas vidas das pessoas envolvidas na situação da utilização desta nova tecnologia que chega às mãos dos alunos e professores, sendo esta uma situação diferente da que acontecia exclusivamente nos laboratórios de informática das escolas.Citas
ALMEIDA, M.E.B. de; PRADO, M.E.B.B. (Orgs.). O Computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011. p. 34-48.
ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? Coleção: Questões Fundamentais em Educação. Vol.10. São Paulo: Paulus, 2011.
BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. IN: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53.
BRETON, P. História da Informática. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
CRUZ, S. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social. In CARVALHO, A. A. A (org.). Manual de ferramentas da WEB 2.0 para professores. Portugal: Ministério da Educação/DGIDC, 15-40. 2008.
DOWBOR, L. Tecnologias do Conhecimento. Vozes: Petrópolis, 2008.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios críticos dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores associados, 2008.
GAMBOA, S. S. Revolução Informacional: Pontos de vista para o debate sobre a sociedade da informação. Transinformação, v. 9, n. 1, p. 32-42, janeiro/abril, 1997.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2008.
LEME, M. I. da S. Jerome Bruner: o ensino e suas formas. In: REGO, T. C.(org.) Cultura, Aprendizagem e Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Editora Segmentos, 2011. p. 31–60.
LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Estado, gerencialismo e políticas educacionais: construindo um referencial teórico de análise. 34ª Reunião Anual da ANPED. Natal, 2011. Disponível em: http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/.../GT05-667%20int.pdf Acesso em: 02 nov. 2012.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br . Acessado em: 01 de nov. de 2012.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos. v. 9, nº 1. p. 4-16. Itajaí, jan/abr 2009.
MARTINES, E. A. L. M. Estudo de Caso da Implantação do PROJETO UCA em Rondônia. UNIR: Porto Velho, 2011. (Aprovado pelo CNPq em setembro 2011).
MARTINS, L. M. A natureza histórico-social da personalidade. Cadernos CEDES, vol. 24, n. 62, 2004. p. 82-99. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000100006.
MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2009.
SANTOS, B. S. Os processos da globalização. 2002. Disponível em: http://www.eurozine.com/articles/2002–08–22–santos–pt.html Acesso em: 02 nov. 2012.
SOUZA, M. P. Psicologia Escolar e Políticas Públicas em Educação: Desafios Contemporâneos. Em Aberto. Brasília, v. 23, n.83 p. 129-149, março de 2010. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/163/1303. Acesso em 20 nov. 2012.