Horticultura comunitária e construção de sistemas socioecológicos sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2184Palabras clave:
hortas comunitárias, sistemas socioecológicos, sustentabilidade, resiliência, adaptabilidade, aprendizagemResumen
Neste trabalho, reafirma-se a importância da horticultura comunitária como ferramenta para a aprendizagem de conhecimentos e competências científicas e políticas necessárias para a construção de Sistemas Socioecológicos (SSE) sustentáveis e resilientes, ou seja, aptos para responder a perturbações e renovar-se mediante o fortalecimento de sua capacidade adaptativa. Para tanto, exploram-se conceitos, metáforas e teorias procedentes da (Agro)Ecologia e da Educação, a começar pela ideia de SSE, que nasce na confluência de domínios disciplinares tradicionalmente separados. Em seguida, as hortas comunitárias e escolares são reenquadradas nas perspectivas da aprendizagem contextualizada e da Teoria da Atividade, para explicitar suas potencialidades para a educação ambiental, a aprendizagem significativa das ciências e, sobretudo, para religar os mundos tradicionalmente separados dos seres humanos e da naturezaCitas
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