O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Matemática/ UFMT auxiliando na Formação Inicial

Autores/as

  • Sergio Antonio Wielewski Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Luzia Aparecida Palaro Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Gladys Denise Wielewski Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2296

Palabras clave:

formação inicial, iniciação à docência, Pibid-Matemática/UFMT-Cuiabá, teoria e prática

Resumen

Docentes que atuam em cursos de Licenciatura vêm a alguns anos discutindo a dicotomia entre teoria e prática na formação de professores. Visando diminuir esta dicotomia indagou-se: que ações complementares além do estágio supervisionado podem ser desenvolvidas na formação de professores de modo a estabelecer e ampliar a relação entre teoria e prática ao ensinar matemática na educação básica? Acreditando que o desenvolvimento de ações nesta perspectiva pode contribuir para melhorar a formação do professor de matemática, realizou-se uma pesquisa para saber se o Pibid poderia auxiliar na formação inicial de professores de matemática pela pesquisa. Utilizou-se metodologia qualitativa em dois momentos: um para a coleta de dados na escola realizada pelos sujeitos da pesquisa, bolsistas do Pibid-Matemática/UFMT, recorrendo a questionários de diagnóstico da escola, de professores de matemática e alunos, entrevistas e planejamento de atividades, e outro para a coleta de dados dos pesquisadores sobre a atuação dos bolsistas, recorrendo a reuniões em grupo, depoimentos, questionários, observações, relatórios. Os bolsistas puderam conhecer a escola no aspecto administrativo/pedagógico, identificar dificuldades no ensino e na aprendizagem da matemática, elaborar, desenvolver e avaliar ações para superar as dificuldades. Percebeu-se pela atuação dos bolsistas que a dicotomia entre teoria e prática foi amenizada.

Citas

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Publicado

2014-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos