Sistema Métrico Decimal no Pará

Autores/as

  • Patrícia de Campos Corrêa Secretaria de Estado de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2439

Palabras clave:

sistema métrico, escolas paraenses, Belle Époque

Resumen

O sistema métrico decimal utilizado cotidianamente, na contemporaneidade, dista dos problemas ocasionados durante sua criação e implantação tanto na França como no Brasil. O presente artigo pretende mostrar como este conhecimento foi difundido no Pará no contexto da Belle Époque. No Brasil, o sistema foi implantado legalmente por D. Pedro II ao promulgar a Lei Imperial n. 1.157 de 1862. Deste feito, o sistema métrico francês se tornou o padrão de medidas e de ensino obrigatório nas escolas, além de ter sido estipulado um prazo de dez anos para o abandono definitivo de outras formas de realizar medidas. Esta decisão fazia parte do processo modernizador civilizatório impulsionado pela racionalidade científica, pela industrialização pela qual os países passavam, pelo fortalecimento do mercado consumidor. No Pará, o sistema métrico foi introduzido nos currículos e nos programas de ensino requerendo aulas práticas com uso de equipamentos de medição por método intuitivo em escolas de todos os níveis de ensino: primário, secundário e cursos profissionalizantes em atendimento as necessidades da sociedade à época da exportação da borracha.

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Publicado

2015-06-30