Subjetividades nas Pesquisas em Educação Científica divulgadas nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física dos últimos 5 anos

Autores/as

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de MS
  • Josiane Fernandes Cruz Universidade Estadual de MS

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i23.2483

Palabras clave:

subjetividade no ensino, SNEF, pesquisas em educação científica

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do país, cujo objetivo foi identificar a presença de elementos comumente atribuídos a fenômenos subjetivos, nos trabalhos publicados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física, evento que proporciona encontro entre professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. Os elementos aos quais fizemos referência são encontrados em propostas didático-pedagógicas contemporâneas, tendo em vista a identificação de que aspectos puramente cognitivos ou mesmo culturais não são suficientes para compreensão dos fenômenos que acontecem em sala de aula, ou de forma mais ampla, na educação como um todo. Foram considerados para análise os artigos publicados nos 3 últimos simpósios, e os resultados parecem apontar para um pequeno crescimento de citações ou considerações a estes elementos. Contudo, esse crescimento deve ser problematizado na medida em que as citações são feitas de forma estanque, não sendo levadas para fundamentar as análises dos autores. Além disso, essa pesquisa também mostra que a presença dos elementos supracitados é muito pequena quando comparada com o total de artigos publicados nos eventos.

Biografía del autor/a

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de MS

Professor e Orientador na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de MS. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Mestre em Ensino de Ciências pela USP.

Josiane Fernandes Cruz, Universidade Estadual de MS

Licencianda em Física e Pesquisadora em nível de Iniciação Científica na Universidade Estadual de MS.

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Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos