Explorando Registros Figurais: implicações para o desenvolvimento do pensamento geométrico

Autores/as

  • Raimundo Luna Neres UNICEUMA
  • José Carlos Miguel FFC, UNESP - Campus de Marília
  • Camila Everton Guterres UNICEUMA

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.2560

Palabras clave:

construção de subfiguras, conversão de registros figurais, cálculo de áreas

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo sobre as produções de alunos de uma Universidade Particular, envolvendo representações de registros em regiões do plano. As atividades foram elaboradas à luz da teoria dos registros de representação semiótica (DUVAL,1995; 2007) e requeriam do acadêmico o estabelecimento de tratamento e conversão entre registros figurais. As tarefas foram aplicadas em três etapas: a primeira e a segunda etapas constaram da construção de regiões delimitadas por quadriláteros e, a partir da escolha de um dos quadriláteros, em particular, um retângulo, construir subfiguras e encontrar algoritmos que permitissem calcular suas respectivas áreas. Na terceira etapa, foram propostas situações relacionando conversão e tratamento de registros figurais, com o objetivo de investigar possíveis obstáculos dos alunos em trabalhar com registros figurais. Os resultados sinalizam a inconsistência de conceitos básicos de geometria plana e dificuldades de os acadêmicos operarem com conversão de figuras geométricas, assim como em encontrar os algoritmos que permitam calcular áreas das subfiguras construídas.

Biografía del autor/a

Raimundo Luna Neres, UNICEUMA

Prof. Dr. em Educação (Educação Matemática) vinculado à Pró-Reitoria de Pesquia e Pós-Graduação da UNICEUMA.

José Carlos Miguel, FFC, UNESP - Campus de Marília

Prof. Dr. José Carlos Miguel - Departamento de Didática e Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, FFC, UNESP, Campus de Marília São Paulo. jocarmi@terra.com.br.

Camila Everton Guterres, UNICEUMA

Camila Everton Guterres aluna do Curso de Eng. Ambiental da Universidade Ceuma. camilaeverton@live.com

Citas

AFONSO, Paulo; FELIPE, José e BRANCO, Ana Rita. Quadrados Mágicos envolvendo números figurados. Revista Educação e Matemática, Lisboa-Pt, ASPRINT, Apolinário Silva, Unipessoal Lda, v.1, n. 129, p. 39-42, 2014.

ALLEVATO, Norma S. G; ONUCHIC, Lourdes de la R. Ensino – Aprendizagem – Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la R; ALLEVATO, Norma S. G; et al. (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2014.

ALMOULOUD, S. Ag. Registros de Representação Semiótica e Compreensão de Conceitos Geométricos. In: MACHADO, S. D. A (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas/SP: Papirus, 2007.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BRANCA, Nicholas A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: KRULIK, S e REYS, Robert E. (Orgs.). A resolução de problemas na Matemática Escolar. Tradução: Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1978.

BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de professores. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CARREIRA, S.; BROCARDO, J. Resolução de problemas. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática. Lisboa/Portugal, v. XXIV, n. 2, p. 1-4, 2015.

DAMM, R. F. Representação, Compreensão e resolução de problemas aditivos. In: MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2007.

DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas/SP: Papirus, 2007.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Suisse: Peter Lang,1995.

DUVAL, R. Registres de Représentation sémiotique et Fonctionnement cognitif de la Pensée. In: Duval, R (Org.). Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. Strasbourg: ULP, v. 5, p. 37-65, 1993.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.

GOLDIN, Geraldo A. e MCCLINTOCK, C. Edwin. O tema da simetria na resolução de problemas. In: KRULIK, S e REYS, Robert E. (Orgs.). A resolução de problemas na Matemática Escolar. Tradução: Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

GONTIJO, C. H. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática – Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa/Portugal, n. 135, nov/dez, 2015.

HELDER, R. R. Como fazer análise documental. Porto: Universidade de Algarve, 2006.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3ª ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

NOBRE, Sandra.; AMADO, Nélia.; PONTE, João Pedro da. A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos. Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática. Lisboa/Portugal, v. XXIV, n. 2, p. 85-109, 2015.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SILVER, Edward A. e SMITH, J. Philip. Imagine um problema correlato. In: KRULIK, S.; REYS, Robert E. (Orgs.). A resolução de problemas na Matemática Escolar. Tradução de Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1999.

VALE, Isabel.; PIMENTEL, Teresa.; BARBOSA, Ana. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante – Revista de investigação em Educação Matemática, Lisboa/Portugal, v. XXIV, n.2, p. 40-60, 2015.

VALE, I. A criatividade nas (re)soluções visuais de problemas. Educação e Matemática – Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa/Portugal, n. 135, nov/dez, 2015.

Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos