Análise das questões sobre radioatividade no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

Autores/as

  • Lucas dos Santos Fernandes UNIVASF
  • Angela Fernandes Campos UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3437

Palabras clave:

ENEM, questões, radioatividade

Resumen

O presente estudo buscou identificar as características das questões do ENEM referentes ao tema radioatividade pertencente à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise se deu a partir das seguintes categorias: tipo de questão, contextualização, interdisciplinaridade, recursos visuais, eixo cognitivo e aplicação da radioatividade. Os resultados apontaram o predomínio de questões qualitativas, contextualizadas com o meio ambiente, interdisciplinares, envolvendo a Química e a Biologia, pertencentes ao eixo cognitivo da compreensão dos fenômenos e com aplicação da radioatividade na geração de energia nuclear. O presente estudo contribui para o esclarecimento de como o tema radioatividade vem sendo abordado no ENEM ao longo das edições desse exame, para professores no planejamento de suas aulas sobre radioatividade e para o estudo desse tema pelos estudantes.

Biografía del autor/a

Lucas dos Santos Fernandes, UNIVASF

Docente de Química da UNIVASF; mestre em ensino de química, doutorando em ensino de química pela UFBA.

Angela Fernandes Campos, UFRPE

Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFRPE. Profa. Dra. do Departamento de Química/UFRPE

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A; LUDKE, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

AQUINO, K. A. S.; AQUINO, F. S. Radioatividade e meio ambiente: os átomos instáveis da natureza. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2012.

BOO, H. K. Students’ understandings of chemical bonds and the energetic of chemical reactions. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 5, p. 569-581, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília, Distrito Federal, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCELINO-JÚNIOR, C. A. C. A Interdisciplinaridade nas questões do ENEM 2009. In: RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B. Aprendendo com o ENEM: Reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática, 2013, Brasília: Liber Libro Editora, 2013.

POZO, J. I,; GÓMEZ, C, M. A. Aprender y enseñar Ciencia. Madrid: Morata, 1998.

RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B. Aprendendo com o ENEM: Reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática, 2013, Brasília: Liber Libro Editora, 2013.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2010.

SILVA, F. C. V.; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, M. A. V. Concepções alternativas de licenciandos em Química sobre radioatividade. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 1, p. 87-97, 2013.

SILVA, F. C. V.; ALMEIDA, M. A. V.; CAMPOS, A. F. O trabalho com situação-problema utilizando elementos do ensino por pesquisa: análise das impressões de futuros professores de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 37-48, 2014.

TEKIN, B. B.; NAKIBOGLU, C. Identifying students' misconceptions about Nuclear Chemistry. A study of turkish High School students. Journal of Chemical Education, v. 83, n. 11, p. 1712-1718.

UEHARA, F. M. G.; NÚÑEZ, I. B. A contextualização do conteúdo e o uso de situações problema na prova de Ciências Naturais do ENEM 2009. In: RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B. Aprendendo com o ENEM: Reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática, 2013, Brasília: Liber Libro Editora, 2013.

VASCONCELOS, F. C. G. C.;LEÃO, M. B. C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia Flexquest sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 37-58, 2012.

VICHI, F. M.; MANSOR, M. T. C. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. Química Nova, v. 32, n. 3, p. 757-767, 2009.

Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos