A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3812Palabras clave:
formação inicial, saberes científicos, ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental, pedagogiaResumen
Ressaltamos neste trabalho a importância dos alunos já nos primeiros anos do Ensino Fundamental comecem a caminhar em busca do desenvolvimento de saberes científicos, possuindo certo grau de domínio, de habilidades e recursos tornando-os capazes de confrontar determinadas situações. Considerando o papel de mediador do professor que lecionará Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental, há de se considerar a sua formação inicial para o desenvolvimento da compreensão do que é um indivíduo cientificamente competente uma vez que os saberes científicos não são desenvolvidos espontaneamente entre os alunos. A proposta deste estudo foi, consequentemente, investigar a noção de saberes científicos em discentes do curso de licenciatura em Pedagogia. Identificada parcialmente em apenas um quarto dos discentes investigados, destacamos a importância da construção da noção dos saberes científicos como objetivo para esta etapa da educação básica.Citas
ABEEG, I.; F. P. BASTOS, 2005. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em ciências naturais e suas tecnologias: exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Ense anza de las Ciencias. v. 4 n.3, 2005.
BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2009.
BAUER, M. W.; BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In.: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas:
ABRAPEC, 2011. BENETTI, B. O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: construindo diálogos em formação continuada. In: Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas: ABRAPEC, 2011.
BIZZO, N. M. V. Metodologia e prática de ensino de ciências: A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/praticadeensino.htm. Acesso em: jul. 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CAMPOS, R.S.P.A. Prática do formador de professor de Ciências no curso de Pedagogia: intenções e ações. Trabalho de conclusão de curso. Bauru, 2012.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2009 .
DUCATTI-SILVA, K. C. A Formação no curso de Pedagogia: Metodologia para o Ensino de Ciências. In: CAPELLINI, V. L. M; MANZONI, R. M. Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p.
FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Instituto Sangari, 2009.
GARCÍA, C. M. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999.
GASPARIN, J. L.; Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados 2009. 190 p.
GATTI, B. A. Licenciaturas: Crise Sem Mudança?. In: DALBEN, A. I. L. F [et al.]. [orgs] Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Livro 4, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.
GERALDO, A. C. H. Didática das Ciências Naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 170 p.
HAMBURGUER, E. W. Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, 2007.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93.
LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Séries Iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006.
MENDES, J. S. B.; TOSCANO, C. O ensino de ciências nos anos iniciais: um estudo com acadêmicas de pedagogia. In.: Atas do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, nov. 2011.
MIZUKAMI, M. G. N., et al. Introdução e Cap. 1 - Formação de professores: concepção e problemática atual. In: MIZUKAMI, M. G. N (Org.). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos : EdUFSCar, 2002. p. 7- 45.
OCDE. PISA 2006. Marco de la evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lectura. Paris: OCDE. 2006.
ROCHA, M. B.; MEGID NETO, J. Práticas de Formação de Professores para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In.: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação em Ciências. (ENPEC), VIII, 2009. Florianópolis: ABRAPEC, 2011.
QUINTANILLA, M. 2006. Identificación, caracteización y evaluación de competencias científicas desde uma imagen naturalizada de la ciencia. In.: ADÚRIN-BRAVO, A.; QUINTANILLA, M. Enseñar ciencias en el nuevo milenio: retos y propuestas. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2006.
SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores associados, 2005.
ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007. p. 93-103.