A prática de ensino como formação docente do professor de matemática

Autores/as

  • Flávio Nazareno Araujo Mesquita Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4294

Palabras clave:

formação de professores, transposição didática interna, percurso de estudo e pesquisa, equação do segundo grau

Resumen

Este texto tem por objetivo tratar do problema da formação pessoal do professor a partir da noção de relação com o saber sob a compreensão da teoria antropológica do didático. Um dispositivo teórico-metodológico é desenvolvido para proporcionar um quadro de análise que possibilite evidenciar mudanças da relação do professor com um saber matemático escolar. Resultados obtidos a partir da análise da construção de compreensões, sobre a resolução da equação do segundo grau, mostram a potencialidade do dispositivo de formação pessoal por revelar aquisições de novos saberes e procedimentos úteis, bem como novos problemas relacionados, para as práticas de ensino do professor.

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Publicado

2017-09-30