As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4308Palabras clave:
CTSA, pesquisas acadêmicas, livro didático, anos iniciais, educação em ciênciasResumen
Este artigo objetiva analisar as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos trabalhos apresentados nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período compreendido entre 1997 e 2015, e em periódicos da área de Educação em Ciências, no período de 2005 a 2015, relacionando com a ocorrência da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) presente nos cinco livros didáticos de Ciências do 4° ano do Ensino Fundamental mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano de 2016, que abordam a temática água. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa. A investigação contemplou o problema de pesquisa, a metodologia, as contribuições dos trabalhos, além da identificação, caracterização, quantificação e análise de diversos indicadores CTSA. Os resultados indicam que a abordagem das relações CTS ainda é escassa, tanto nas produções acadêmicas quanto nas produções didático pedagógicas, mesmo se considerarmos o número reduzido de artigos e livros selecionados para avaliação. Entretanto, os trabalhos que abordam o tema apresentam contribuições significativas para a Educação em Ciências, demonstrando a importância dessa abordagem para a Educação Básica.Citas
ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de ensino de Ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 3-32, jun. 2013.
AMARAL, C. L. C.; XAVIER, E. S.; MACIEL, M. D. Abordagem das Relações Ciência/Tecnologia/Sociedade nos Conteúdos de Funções Orgânicas em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 101-114, 2009.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. 257f. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: CED/UFSC, 2002.
AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs). CTS e educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UnB, 2011. p. 73-97.
AZEVEDO, R. O. M. et al. Questões sociocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 18, p. 84-98, jan/jun, 2013.
BERNARDO, J. R. R.; VIANA, D. M.; SILVA, V. H. D. da;. A construção de propostas de ensino em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs.) CTS e educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília-DF: Editora UnB, 2011. p. 373-393.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2016. Ensino Fundamental- Ciências. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2016/ Acesso em: 10 dez. 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDÉO, M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; MATOS, E. A. S. A. de Relações sociais da Ciência e da Tecnologia: percepções dos professores de formação técnica participantes do PARFOR. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 11, n. 21, p. 79-91, jul/dez, 2014.
CASTRO, R.S. et al. CTSA: uma abordagem para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. VI. Anais... Florianópolis. 2007.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v.18, n.1, p. 77-105, 2013.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F.; NIEZER, T. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS: uma experiência pedagógica na formação de professores. Revista Espacios de Gestão Tecnológica, v. 35, n. 6, p. 9-23, 2014.
FARIAS, L. N.; MIRANDA, W. S.; PEREIRA FILHO, S. C. F. Fundamentos epistemológicos das relações CTS no ensino de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 17, p. 63-75, jul/dez, 2012.
FERST, E. M. A abordagem CTS no ensino de ciências naturais: possibilidades de inserção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. XI, n. 2, p. 276-299, dez. 2013.
FERST, E. M.; SILVA, M. C. F. Contribuições da epistemologia de Feyerabend para a discussão da abordagem CTS no ensino de ciências naturais no ensino fundamental. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. XIII, n. 2, p. 95-114, jul/dez, 2014.
FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (Org.). O Livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.
FREITAS; L. M.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre Estado da Arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.8, n.3, p. 3-25, nov. 2015.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.22, n.2, p. 201-210, mai/ago. 2006.
INVERNIZZI, N.; FRAGA, L. Estado da arte na educação em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no Brasil. Revista Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, nov. 2007.
LIMA, J. M. M.; JUNIOR, A. L. Estudo do processo da elaboração de uma unidade didática sobre poluição. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, Águas de Lindóia. Anais..., Águas de Lindóia, 2013.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
MAGNO, C. M. V.; ALMEIDA, A. C. P. C. Ludicidade e CTS no ensino de Ciências na Educação Básica de Ribeirinhos na Amazônia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. X, Águas de Lindóia. Anais..., Águas de Lindóia, 2015.
MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. D. F. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs). CTS e educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília-DF: Editora UnB, 2011. p. 135-160.
MIRANDA, E. M. Análise das principais tendências da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em teses e dissertações brasileiras das áreas de educação e ensino de ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, MIRANDA, IX., 2013, Girona. Comunicación..., 2013a. p. 2214-2218.
MIRANDA, E. M. Panorama das teses e dissertações brasileiras e portuguesas sobre educação ciência, tecnologia e sociedade. In: In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, MIRANDA, IX., 2013, Girona. Comunicación…, 2013b. p. 2219-2224.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, p. 1-12, 2007.
SANTOS, W. L. P. Educação científica sob abordagem CTS – ciência, tecnologia, sociedade: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília, 12 set. 2013. Palestra proferida na Universidade de Brasília- UNB.
SANTOS, W. L. P. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul/dez, 2012.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação Brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, dez. 2002.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Ensino por CTSA: almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VI, Águas de Lindóia. Anais..., Águas de Lindóia, 2007.
SEPINI, R. P.; CABRAL, S.A., MACIEL, M.D. Ciência/Tecnologia/Sociedade nos conteúdos sobre a origem da vida em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2013.
SOUSA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 23, p. 85-102, jul/dez, 2015.
STRIEDER, R. et al. Educação CTS e Educação Ambiental: ações na formação de professores. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.9, n.1, p.57-81, mai. 2016.
STRIEDER, R.; KAWAMURA, M. R. Panorama das pesquisas pautadas por abordagem CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VII, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009.
TEIXEIRA, R. S.; CICILLINI, G. A. Educação e Saúde, Educação Ambiental e CTS: contribuindo para a formação do cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, Bauru. Anais... Bauru, 2003.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETO, M. R. Ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as escolas públicas de Carambeí. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII, Campinas. Anais..., Campinas: UNICAMP, 2011.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios para iniciação à alfabetização científica. Revista Dynamis, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 3-16, 2013.
VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M.R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 853-876, set/dez. 2012.
VIEIRA, C. T.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências no ensino básico. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.