Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4582Palabras clave:
aspectos da álgebra, passagem da aritmética para a álgebra, educação básicaResumen
Neste artigo são apresentados os sete aspectos considerados como importantes para o ensino e aprendizagem da Álgebra, quando se pondera sobre a passagem da Aritmética para a Álgebra. Iniciamos pela exposição das definições e exemplos dos sete aspectos considerados, os quais são associados às pesquisas de Chevallard, Robinet e Duval, que auxiliaram na identificação e definição desses aspectos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: análise documental, diagnóstico de estudantes de uma escola privada desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio e avaliações de um dos autores enquanto professor de estudantes do Ensino Superior. Na exposição dos sete aspectos, apresentamos alguns exemplos encontrados no decorrer da pesquisa. Concluímos que é preciso desenvolver esses aspectos durante a Educação Básica para que os estudantes possam aplicá-los em diferentes tarefas, em particular, naquelas que correspondem ao seu cotidiano e às suas aspirações profissionais.Citas
BOSCH, M. et CHEVALLARD, Y. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. França, 1999. Disponível em:http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Sensibilite_ aux_ostensifs.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Pour une aproche anthropologique du rapport au savoir. Dialogue 155, Paris, jan. 2015. Disponível em: http://www.gfen.asso.fr/images/documents/publications/ dialogue/dial155_enligne_anthropo_rap_savoir_chevallard.pdf. Acesso em: 16 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Organisations didactiques: 1. les cadres généraux. França, 1998. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=38. Acesso em: 17 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. França, 1994. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125. Acesso em: 17 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans des mathématiques au college. Troisième partie. França, 1990. França. Disponível em: http://www-irem.ujfgrenoble.fr/revues/revue_x/fic/23/23x1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Deuxième partie. França, 1989. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/19/19x5.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.
CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Première partie. França, 1984. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/5/5x3.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.
DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. 1ª ed. Paris: Peter Lang, 1995.
DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de outra Forma - Entrar no modo Matemático de pensar: os registros de representações Semióticas. 1ª ed. São Paulo: Editora PROEM, 2011.
IEZZI, G. et al. Matemática – Ciências e Aplicações. Vol. 1 São Paulo: Editora Atual. 2009.
MARTINS, L. P.; DIAS, M. A. Diagnóstico de alguns aspectos que dificultam a passagem da Aritmética para a Álgebra na Educação Básica no Brasil. Curitiba, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 17 jun. 2017.
MARTINS, L. P. Estudo sobre aspectos da Álgebra na passagem da Aritmética para a Álgebra. Tese de Doutorado. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo. SP. 323 p. 2015.
ROBERT, A. Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée à l’université. Recherches en didactique des Mathématiques, vol. 18, n. 2, p. 139-190, 1998.
ROBINET, J. La genèse du calcul algébrique (une esquisse). França, 1989. Disponível em: http://www.irem.univ-paris-diderot.fr/up/publications/IPS97065.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017