Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra

Autores/as

  • Lourival Pereira Martins Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN
  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4582

Palabras clave:

aspectos da álgebra, passagem da aritmética para a álgebra, educação básica

Resumen

Neste artigo são apresentados os sete aspectos considerados como importantes para o ensino e aprendizagem da Álgebra, quando se pondera sobre a passagem da Aritmética para a Álgebra. Iniciamos pela exposição das definições e exemplos dos sete aspectos considerados, os quais são associados às pesquisas de Chevallard, Robinet e Duval, que auxiliaram na identificação e definição desses aspectos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: análise documental, diagnóstico de estudantes de uma escola privada desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio e avaliações de um dos autores enquanto professor de estudantes do Ensino Superior. Na exposição dos sete aspectos, apresentamos alguns exemplos encontrados no decorrer da pesquisa. Concluímos que é preciso desenvolver esses aspectos durante a Educação Básica para que os estudantes possam aplicá-los em diferentes tarefas, em particular, naquelas que correspondem ao seu cotidiano e às suas aspirações profissionais.

Biografía del autor/a

Lourival Pereira Martins, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

Professor/pesquisador da Universidade Anhanguera de São Paulo

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN

Peofessora/pesquisadora do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo

Citas

BOSCH, M. et CHEVALLARD, Y. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. França, 1999. Disponível em:http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Sensibilite_ aux_ostensifs.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Pour une aproche anthropologique du rapport au savoir. Dialogue 155, Paris, jan. 2015. Disponível em: http://www.gfen.asso.fr/images/documents/publications/ dialogue/dial155_enligne_anthropo_rap_savoir_chevallard.pdf. Acesso em: 16 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Organisations didactiques: 1. les cadres généraux. França, 1998. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=38. Acesso em: 17 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. França, 1994. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125. Acesso em: 17 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans des mathématiques au college. Troisième partie. França, 1990. França. Disponível em: http://www-irem.ujfgrenoble.fr/revues/revue_x/fic/23/23x1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Deuxième partie. França, 1989. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/19/19x5.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Première partie. França, 1984. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/5/5x3.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. 1ª ed. Paris: Peter Lang, 1995.

DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de outra Forma - Entrar no modo Matemático de pensar: os registros de representações Semióticas. 1ª ed. São Paulo: Editora PROEM, 2011.

IEZZI, G. et al. Matemática – Ciências e Aplicações. Vol. 1 São Paulo: Editora Atual. 2009.

MARTINS, L. P.; DIAS, M. A. Diagnóstico de alguns aspectos que dificultam a passagem da Aritmética para a Álgebra na Educação Básica no Brasil. Curitiba, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 17 jun. 2017.

MARTINS, L. P. Estudo sobre aspectos da Álgebra na passagem da Aritmética para a Álgebra. Tese de Doutorado. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo. SP. 323 p. 2015.

ROBERT, A. Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée à l’université. Recherches en didactique des Mathématiques, vol. 18, n. 2, p. 139-190, 1998.

ROBINET, J. La genèse du calcul algébrique (une esquisse). França, 1989. Disponível em: http://www.irem.univ-paris-diderot.fr/up/publications/IPS97065.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017

Publicado

2017-12-30

Número

Sección

Artigos Científicos