Questões ambientais na Amazônia: o que suscitam as imagens nos estudantes de uma escola de Boa Vista/RR e os olhares da docência e a gestão da escola
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4918Palabras clave:
formação de professores, ensino de ciências, ensino fundamental, educação ambientalResumen
O estudo foi realizado em uma escola municipal de Boa Vista/RR com o objetivo de analisar os discursos em relação às questões de ambiente, educação e sociedade. Inicialmente foram apresentadas imagens aos estudantes para que atribuíssem três palavras que elas suscitavam. Os resultados foram apresentados a duas professoras e uma gestora por meio de entrevistas semiestruturadas. No 5º ano ocorreu uma diminuição no repertório de vocábulos em busca de uma resposta “certa”, sem adjetivações, ao contrário dos 3º e 4º anos. Houve no 5º ano uma drástica redução e até ausência do senso estético ao analisar as imagens. Com relação às professoras e à gestora, a ênfase foi nas questões vinculadas aos saberes “escolarizados”, sendo este elemento preponderante em relação aos saberes obtidos em outras instâncias, como a mídia. Estudos desta natureza podem se constituir em estratégias relevantes como subsídios para a construção de práticas educativas na educação básica.Citas
ASSAD, L. Uma Amazônia pintada de azul. Ciência e Cultura, v. 62, n. 3, 2010.
BARBOSA, L. M.; FONSECA, B.; DAL-FARRA, R. A.; LOPES, L. A. Teaching science education with poetry. Creative Education, v. 5, n. 19, 1745-1749p. 2014.
CURRAN, J. El nuevo revisionismo en los estudios de comunicación: una revaluación. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998a.
CURRAN, J. Repensar la comunicación de masas. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998b.
DANIEL, T. C. Whither scenic beauty? Visual landscape quality assessment in the 21st century. Landscape Urban Planning, v. 54, n. 1-4, p. 267-281, 2001.
FERREIRA, A. G. C.; BARBOSA, A. M.; TEIXEIRA, A. L.; GUIMARÃES, I. O.; ALMEIDA, R. M. Avaliação da percepção ambiental dos estudantes de uma escola privada no município de Md. anaus-AM. Anais do 2° Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia, VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, set. 2012.
FERNANDES, D. G., MIGUEL, J. R. Contribuições de uma aula de campo para a aprendizagem de conhecimentos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, jul-dez, p.64-77, 2017.
FETTER, R.; HENKE-OLIVEIRA, C.; SAITO, C. H. Técnicas de Viewshed para planejamento de trilhas de visitação em Unidades de Conservação da Natureza. Revista Brasileira de Biociências, v. 10, n. 1, p. 94-102, 2012.
GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnografic possibilities. In: BANKS, A. & BANKS, S. (Ed.). Fiction & social research. California: Sage publications, 1998. p. 205-233.
HALL. S. A centralidade da cultura. Revista Educação e Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/dez. 1997a.
HALL, S. Representation-Cultural Representations and Signifying Pratices. London: The Open University/Sage Publications, 1997b.
HARVEY, D. Condição Pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. Banco de dados PRODES. 2011.
KANAI, J. M.; OLIVEIRA, R. S.; SILVA, P. R. F. Pavimentando Roraima: a BR-174 como exemplo das lógicas neoliberais de transnacionalização do território na Amazônia Ocidental. Sociedade & Natureza, v. 24, n. 1, p. 67-82, 2012.
KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC. 2001.
MARTINI, D. Z.; SCOLASTRICI, A. S. S.; NORA, E. L. D.; MOREIRA, M. A. Unidades de conservação como estratégia para a redução do desmatamento na Amazônia: o caso do Parque Estadual Monte Alegre. Ambiência Guarapuava, v. 8, n. 2, p. 333-343, 2012.
MARTINS, R. Aconchegos entre arte e imagem, cultura e ensino. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, 19, Cachoeira, Bahia, Anais..., 2010. Disponível em: www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/raimundo_martins_da_silva_filho.pdf. Acesso em 21 de setembro de 2014.
MELO, V. F.; GIANLUPPI, D.; UCHÔA, S.C.P. Caracterização edafológica dos solos do Estado de Roraima. Embrapa Roraima. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 01, 2003.
MORLEY, D. Populismo, revisionismo y los “nuevos” estudios de audiencia. In: CURRAN, J., MORLEY, D., WALKERDINE, V. Estudios culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998b. p. 417-437.
NELSON, C.; TREICHLER, P. A.; GROSSBERG, L. Estudos culturais em educação. In: SILVA T. T. (org.). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 7-38.
ROCHA, A. G.; GHENO, S. R.; LOUREIRO, J. L.; DAL-FARRA, R. A. School backyard drawings by kindergarten students: An interdisciplinary experience in the south of Brazil. Creative Education, v. 6, n. 20, p. 2136-2140, 2015.
ROCHA, V. B.; SILVA, P. R. F. A emergência de novos lugares na Amazônia brasileira: a influência da rota BR-174 no estado de Roraima. Revista Geonorte, Edição Especial 3, v. 7, n. 1, p. 898-909, 2013.
SANTOS, R. O.; DINIZ, A. M. A. Impactos sócio-ambientais na fronteira agrícola de Roraima. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambú-MG, 20-24 de setembro de 2004.
SANTOS G.M.; FERREIRA E. J. G. Peixes da Bacia Amazônica. In: Estudos Ecológicos de Comunidades de Peixes Tropicais (Ed. R.H. Lowe-Mcconnell), pp. 345-373. Edusp, São Paulo, 1999.
SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, jul-dez, p.51-63, 2017.
SILVA, S. C.; PIZA, A. A. P.; VIEIRA, F. C. B. Percepção ambiental de estudantes do 6° ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente. Anais do VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 6, p. 197-205, 2012.
SOLI, H. Amazônia: fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Petrópolis: Vozes, 1985.
VALDUGA, M.; DAL-FARRA, R. A. Saneamento básico: práticas educativas no ensino fundamental. Acta Scientiae, v. 17, n. 3, p. 766-780, 2015.