Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica

Autores/as

  • Wagner José dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5290

Palabras clave:

avatar, filme, alfabetização científica

Resumen

Este estudo investigou as potencialidades do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de currículos cujo fio condutor é a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e que estão voltados para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Para isso, foram explorados os recursos metodológicos da etnografia de tela para explorar cenários problematizadores que favoreçam o processo de alfabetização científica dos sujeitos a partir do filme de ficção científica Avatar. Como resultados desse movimento de pesquisa, observamos que a partir de um trabalho voltado para a construção de currículos CTSA é possível problematizar através nas cenas do filme de ficção Avatar, questões relacionadas à origem da vida; sustentabilidade; fenômenos físicos como gravitação e magnetismo; a fauna e a flora; teoria da evolução das espécies; aspectos culturais, éticos e religiosos emergentes e necessários para o processo de alfabetização científica dos sujeitos. Além disso, o apelo visual do filme associado ao enredo envolvente pode contribuir para despertar nos alunos o interesse pela ciência, não só na área da biologia, mas também na sociologia, filosofia, ensino religioso, geografia, física e química. Os apontamentos feitos no trabalho demonstraram que o filme pode ajudar no desenvolvimento de um trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento ou em projetos interdisciplinares.

Biografía del autor/a

Wagner José dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós graduado (lato sensu) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL, vinculado à linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. É membro do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) engajado nos estudos da linha de Educação em Ciências.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Licenciado em Física (UFAL/2008), Especialista em Mídias na Educação (UFAL/2010), Mestre (UFAL/2010) e Doutor (UFAL/2016) em Educação. Atualmente é professor da área de "Ensino de Física - Educação a Distância", lotado no Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e tem experiência com pesquisa em Mídias, Tecnologias, Diversidade Sexual e de Gênero, Educação em Ciências e Formação de Professores.

Citas

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, p. 68–83, 2003.

BALESTRIN, P.; SOARES, R. “Etnografia de tela”: uma proposta metodológica. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Eds.). Metodologia de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 89–112.

BAXTER, S. A ciência de Avatar: a verdade e a ficção por trás das tecnologias do filme de maior bilheteria de todos os tempos. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

BIZZO, N. Ciência: fácil ou difícil? 2. ed. [s.l.] Ática, 2002.

CAJAS, F. Alfabetización científica y tecnológica : la transposición didáctica del conocimiento tecnológico. Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 243–254, 2001.

CARAMELLO, G. W. et al. Articulação Centro de Pesquisa : Escola Básica : contribuições para a alfabetização científica e tecnológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 1– 9, 2010.

CARVALHO, A. M. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1–20.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 157–158, 2003.

DARWIN, C. A Origem das espécies. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2004.

DEMO, P. Conhecimento Moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002.

EGGENSPERGER, K. Avatar e os estudos culturais: algumas observações. Revista X, v. 2, p. 90–103, 2009.

FAVILA, M. A.; ADAIME, M. Uma análise da contextualização na perspectiva CTSA sob a ótica do professor de Química. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas – UFSM, Santa Maria, v. 13, nº 13, out.-dez, p. 2865 – 2873, 2013.

HOYLE, F.; WICKRAMASINGHE, C. Astronomical Origins of Life: Steps Towards Panspermia," Kluwer Academic Press, 2000.

LACERDA, G. Alfabetização científica e formação profissional. Educação & Sociedade, v. 60, p. 91–108, 1997.

LOVELOCK, J. Gaia: a new look at life on earth. [s.l.] Oxford University Press, 2000.

MACHADO, V. R.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de Ciências : a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 29–44, 2012.

MAIA, F. N. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, p. 137–144.9, 2008.

RESENDE, C. H. S. O uso de filmes como material pedagógico: Avatar, no estudo da natureza, da ciência e tecnologia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

RIAL, C. S. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, p. 119–128, 1995.

RINK, A. Avatar: metáforas de resignificação e (re)imaginação criativa do mundo. Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, n. 2, p. 113–121, 2010.

RODRIGUES, F.; et al. Astrobiologia: estudando a vida no universo. In: GALANTE, D. et al. (Orgs.) Astrobiologia: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: Tikinet Edição: IAG/USP, 2016.

ROTHSCHILD, L.; MANCINELLI, R. Life in extreme environments. Nature, v. 409, p. 1092-1100, 2001.

SANTOS, J. L. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 49– 67, 2015.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011 b.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. Construindo argumentação na sala de aula : a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97–114, 2011a.

SILVA, B. N. Cinema e a sala de aula: um caminho para a formação. Revista Espaço Acadêmico, n. 93, p. 1–5, 2009.

SILVA, L. R.; SILVA, R. S. Gestão Escolar e Tecnologias. Manaus: UEA Edições, 2008.

SILVA, Penha Souza; MORTIMER, Eduardo Fleury. O projeto água em foco como uma proposta de formação no PIBID. Química Nova na escola, v. 34, n. 4, p. 240-247, 2012.

WALKER, M. M.; GREEN, C. R. Structure, function, and use of the magnetic sense in animal. Journal of Applied Physics, v. 5, n. 5, p. 1 - 10, 2000.

WAPNER, P. Environmental Activism and World Civic Politics. New York: State University of New York Press, 1996.

Publicado

2017-12-30

Número

Sección

Artigos Científicos