O exame nacional de desempenho dos estudantes de Química: análise comparativa entre iniciantes e concluintes

Autores/as

  • Edenilza Mendonça de Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe
  • Murilo de Medeiros Sampaio Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5458

Palabras clave:

pensamento crítico, testes de desempenho, competências e habilidades

Resumen

Este artigo faz uma classificação e análise das questões objetivas de formação geral do ENADE-2014 com base na taxonomia do pensamento crítico. A partir desta classificação, trabalhou-se com a variável de desempenho, correspondente às notas obtidas pelos estudantes nas questões, relacionando-a com outras três variáveis independentes: i) curso (bacharelado e licenciatura, considerando estudantes ingressantes e concluintes); ii) instituição (pública ou privada) e iii) escola (pública ou privada). Na análise destes pares empregou-se o teste de qui-quadrado a fim de identificar qual variável é mais relevante para o desempenho dos estudantes em questões que possivelmente demandam capacidades do pensamento crítico. Verificou-se que as questões de formação geral objetivas demandam capacidades do pensamento crítico para a sua resolução e que na variável curso, os estudantes concluintes de ambos cursos apresentam desempenho superior, na variável instituição, quando os estudantes são pertencentes a IES privadas, os estudantes concluintes da licenciatura apresentam um desempenho superior, já quando os estudantes são de IES públicas, os ingressantes apresentam um maior destaque no desempenho. Na variável escola, os estudantes de escolas públicas demonstram melhor desempenho quando são concluintes. Os estudantes que vieram de escolas privadas apresentam um desempenho superior quando são ingressantes.

Biografía del autor/a

Edenilza Mendonça de Santana, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Ensino de Ciências no Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Graduada em Química Licenciatura pela UFS - campus Professor Alberto Carvalho, Itabaiana, Sergipe, Brasil, ORCID: 0000-0002-8030-0470

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e Cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Atualmente está na Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Murilo de Medeiros Sampaio, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004). Atualmente, sou Professor do Departamento de Matemática(DMAI), no centro Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe

Citas

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Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos