Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5577Palabras clave:
problemas verbais, educação matemática, estratégias metacognitivas, ensino fundamentalResumen
A resolução de problemas no ensino de matemática é um assunto investigado nos últimos tempos, particularmente, no que se refere as distintas definições e dificuldades relacionadas ao seu tratamento em sala de aula. Neste artigo, buscamos discutir a importância da prática argumentativa na resolução de problemas verbais no ensino de matemática, principalmente, como pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo. Em concreto buscamos inferir a partir dos discursos dos alunos, ao externalizarem suas ideias, possíveis estratégias metacognitivas durante a atividade de resolução de problemas matemáticos verbais. Para tal, realizamos uma investigação com sete alunos do 6o ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolvemos atividades que promovessem discussões e debates em sala de aula, estimulando o uso da argumentação. A partir dos episódios transcritos dos debates entre os participantes foi possível identificar indícios da autorregulação do processo de aprendizagem, tais como questionamentos, emissão de opiniões, defesa de ideias e justificativa de escolhas. Entendemos que atividades dirigidas para fomentar a argumentação auxiliam na reflexão consciente contribuindo ao sujeito monitorar e controlar o seu entendimento, assim como suas dificuldades, permitindo-o confrontar ideias internamente, e, assim, agregar ou produzir novos conhecimentos.Citas
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