Aproximações entre o monitoramento metacognitivo e a elaboração de portfólio em uma disciplina de Química Geral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5578

Palabras clave:

Portfólio, Metacognição, Ensino de Química, John Flavell, Estratégia metacognitiva.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo verificar as possibilidades do uso do portfólio pedagógico associado ao monitoramento metacognitivo de Flavell (1979), por meio da autoavaliação e autorregulação propiciadas aos estudantes por essa ferramenta, mediadas por devolutivas e orientações dadas constantemente pela docente. Foi feito um estudo de caso de um estudante da Universidade Federal X ao longo de uma disciplina de Química Geral. Foram analisados os registros semanais feitos pelo aluno após cada aula, com suas percepções e autoavaliações e também observou-se o aproveitamento demonstrado nas duas provas aplicadas na disciplina. Os resultados indicam uma melhora de desempenho e de atitude do estudante, com sua participação ativa no processo, proposições de estratégias mais adequadas ao seu estudo e uma melhor organização devido ao monitoramento metacognitivo proposto neste estudo. Assim, verificou-se que é possível fazer a aproximação do uso dos portfólios em sala de aula com o referencial de John Flavell sobre o monitoramento metacognitivo e que o portfólio, assim como sua condução pela docente, teve uma participação positiva no processo de aprendizado dos conteúdos da disciplina de Química Geral pelo aluno analisado.

Biografía del autor/a

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta da licenciatura em química da Universidade Federal do ABC

Natália Cristina Barbosa Alves, Universidade Federal do ABC

Mestranda - UFABC

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Publicado

2018-07-05