A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5801

Palabras clave:

divulgação científica, educação não formal, Bosque da Ciência

Resumen

A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências tem crescido no Brasil. Na Região Norte do Brasil muitos dos museus de ciências situam-se na floresta amazônica e possuem características próprias. Buscamos neste contexto realizar um estudo qualitativo bibliográfico sobre o Bosque da Ciência na cidade de Manaus-AM, análogo ao museu de ciências. Consultamos o Google Acadêmico e o site de um grupo de pesquisa em espaços não formais no Amazonas no período de 2010-2018. Localizamos 24 trabalhos completos publicados em revistas e anais. Os trabalhos sobre o Bosque são normalmente de descrição do espaço e de sequência didática, e possuem enfoque ontológico, com observação dos seres vivos e uso de painel informativo, representação fiel da natureza, com interação minds-on e heards-on, com pressupostos empiristas e construtivistas com área ambiental e ensino de ciências. Acreditamos que futuras pesquisas tendem a se dirigir a valorização da experiência humana e ao sócioconstrutivismo.

Biografía del autor/a

Saulo Cezar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação em Ciências pelo PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas, especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente pelo Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM. Possui experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa, analogias e metáforas, ensino de zoologia e ensino em espaços de educação não formal em ciências.

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste no curso de Química Licenciatura, Campus de Toledo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Campus de Foz do Iguaçu e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, Campus de Cascavel. Coordenadora do Núcleo de Ensino de Ciências, NECTO, Unioeste. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC), Unioeste, Campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e química, material didático, meio ambiente, divulgação científica, Teoria sociocultural de Vigotski e discurso em Bakthin.

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Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos