Tecendo reflexões acerca da geometria e seu ensino sob a luz de um olha polivalente

Autores/as

  • Jadson de Souza Conceição Instituto Federal da Bahia, Campus Paulo Afonso
  • Vera Lucia Merlini Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5825

Palabras clave:

Formação Continuada, Ensino Fundamental, Ensino de Geometria

Resumen

Nos últimos anos, a formação matemática do professor polivalente tem sido alvo de discussões entre pesquisadores e os próprios professores. Para contribuir com esse debate, tem-se por objetivo analisar a relação de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental com a Geometria e seu ensino. O estudo ocorreu no desenvolvimento de um curso de formação continuada ministrada em parceria com a secretaria de educação do município de Amargosa, Vale do Jiquiriçá do Estado da Bahia. Para a produção e coleta dos dados, foi realizada uma entrevista com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados seguindo o pressuposto da Análise Textual Discursiva. A partir da análise foi constado que há dificuldades para o trabalho com a Matemática, em especial com a geometria, mas essas poderiam ser minimizadas se, durante a formação inicial, no curso de pedagogia, a futura professora tivesse acesso a discussões relevantes na disciplina de Matemática. Essas constatações vão ao encontro das pesquisas que subsidiam o estudo.

Biografía del autor/a

Jadson de Souza Conceição, Instituto Federal da Bahia, Campus Paulo Afonso

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores e ensino de Geometria.

Vera Lucia Merlini, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Matemática, Mestre e Doutora em Educação Matemática Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Citas

BIANI, Rosana P. Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências em Foco, V. 1, N.4, p. 1-5, 2011.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília – DF: LDB, MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação: 1ª a 4ª série: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília – DF: MEC, SEB, 1997.

CURI, Edda. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2004.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Metodologia da Investigação em Educação Matemática. In: FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. (Org.). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. p. 59-147.

GATTI, Bernadete A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas – SP: Autores Associados. 2006.

LORENZATO, Sergio. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista. Ano III, n. 4, p. 3-13, 1995.

LORENZATO, Sergio; VILA, Maria do C. Século XXI: qual Matemática é recomendável? Zetetiké. Ano 1, n. 1, p. 41-49, 1993.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAURO, Suzeli. Saberes docentes na formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com grandezas e medidas. In: NASCIMENTO, Antônio D.; HETKOWSKI, Tânia M. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 273-290.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MÜLLER, Maria Cândida; LORENZATO, Sergio. Geometria nos anos iniciais: sobre os conceitos de área e perímetro. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 2015, México. Anais... México: Tuxtla Gutiérrez, 2015.

NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos – SP: Pedro e João Editores, 2008.

NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Cármen Lúcia B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PAVANELLO, Maria Regina. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, Maria Regina (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. Biblioteca do Educador Matemático. São Paulo: SBEM, p.129 -143. 2004.

PAVANELLO, Maria Regina. Geometria: atuação de professores e aprendizagem nas séries iniciais. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001, Curitiba – PR. Anais... Curitiba – PR, 2001.

SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Reis; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos. Os professores dos anos inicias e sua relação com a matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo – SP: UNICSUL, 2016.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.

SILVA, Claudionor Renato; ALVES, Sarah Larissa Magrini; MIRANDA, Isabel F. Dantas de. Professores que vão ensinar matemática nos anos inicias: educação matemática nos cursos de pedagogia. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 266-283, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2018-11-11