Metáforas para interação discursiva no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5832Palabras clave:
metáforas, interação discursiva, construção de significados, preservação da águaResumen
Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de metáforas para provocar e sustentar o processo discursivo dialógico e de autoridade no conteúdo de Ciências relacionado à preservação da água. Dada essa função às metáforas, observa-se a construção de significados dos estudantes a partir da alternância desses dois gêneros discursivos. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, nas quais a primeira prevalece o discurso dialógico e a segunda com predominância do discurso de autoridade. Os resultados obtidos seguem analisados também nessas duas etapas, cujos desempenhos dos estudantes se mostram razoáveis na construção dos significados pretendidos quando auxiliada esta forma discursiva pelo de uso das metáforas aqui empregadasCitas
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1997
BAKHTIN, M (V.N. Volochinov) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6.ed. São Paulo: Editora Huritec 1992.
BAKHTIN, M. Speech Genres & Other Late Essays. Ed. By Caryl Emerson and Michael Holquist, trans. By Vern W. McGee. Austin: University of Texas Press, 1986.
BOFF, L. Ética da vida a nova centralidade. Rio de Janeiro; São Paulo, Record, 2009.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CANDELA, A. La Construcción Discursiva de La Ciência em El Aula. Investigación em La Escuela, 21, 31-38, 1993.
CAPECCHI, M. C. V. de M. e CARVALHO, Anna M. P. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de 8 a 10 anos. Disponível em Acesso em 30/04/2001 e 27/07/2004.
DRIVER, R. NEWTON, P, OSBORNE, J. The Place of Argumentation in ehe Pedagogy of School Science. Internacional Journal of Science Education, vol. 21, n. 5, 1999
DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v.75, p.649-72, 1991.
FIGUEIREDO, P.S., SEPULVEDA. C. Multiculturalismo e interações discursivas nas salas de aulas de Ciências. Linguagens e discursos na educação em Ciências. Editora Multifoco, RJ., 2014.
GALIETA, T. Formação discursiva em textos de livro didático e de divulgação científica. Linguagens e discursos na educação em Ciências. Editora Multifoco, RJ, 2014.
GLYNN, S. M. et al. Teaching science with analogies: a resource for teachers and books authors. 1998. Disponível em: http://curry.edschool.virginia.edu.html
LOPES, E. Metáfora. Da retórica à semiótica. 2. Ed. São Paulo: Atual Editora, 1987.
MORAES, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e inferior em discursos. Acta Scientiae, v.11, n.2, jul./dez. 2009.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Anomalies and conflicts in classroom Discourse. Science Education, v. 84, p. 429 – 444, 2000.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.
PITTMAN, K.M. Student-generated: another Way of knowing? Journal of Research in Science Teaching. v.36, n.1, p.1-22, 1999.
RODRÍGUEZ, M. V. Metáforas de interacción en Aristóteles. Disponível em: http://www.ucm.es/info/especulo/numero11/met_ari.html. Acesso em: 16/05/2012.
SCOTT, P. Teaching and Lerarning Science Concepts in the Classroom. Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências, Belo Horizonte, 1997.
WILBERS, J.; DUIT, R. On the micro-structure of analogical reasoning: the case of undertanding chaotic systems. In: BEHRENDT, H. et al. Research in Science Education – Past, Present na Future. Dordrecht: Kluwer, 2001, p. 205-210.