Aspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizado

Autores/as

  • Werventon dos Santos Miranda Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna
  • Luciana de Nazaré Farias Universidade do Estado do Pará
  • Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.6044

Palabras clave:

conhecimentos, erros individuais, aspectos subjacentes

Resumen

Neste artigo procuramos discutir as questões epistemológicas que estão presentes nas causas dos erros individuais no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, mais precisamente relacionados aos conhecimentos da Matemática, Física e Biologia; procuramos trazer inicialmente uma noção histórica e conceitual dos principais termos que envolvem essa temática como erro e epistemologia; buscamos evidenciar a luz de Bachelard e Vygotsky, além de outros que trazem questões especificas nas Ciências  em destaques os elementos que subjazem os erros que manifestamos na caminhada escolar; e finalizamos expressando, nas considerações finais, nossa visão do erro como ferramenta da ação pedagógica para contribuir com os alunos na perspectiva de superação a fim de que o objetivo do processo educativo seja alcançado – a aprendizagem.

Biografía del autor/a

Werventon dos Santos Miranda, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna

Coordenadoria do Setor de Estatistica Educacional de Nova Ipixuna

Citas

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Publicado

2018-10-15

Número

Sección

Artigos Científicos