Concepções Espontâneas, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas três décadas

Auteurs-es

  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Sandra Teodoro Gatti Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1471

Mots-clés :

concepções espontâneas, mudança conceitual, ensino de física

Résumé

A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou- se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de Ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em Física realizados no Brasil naquele período e fazemos uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.

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Publié-e

2005-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos